Início » Rio Grande do Norte » Riacho da Cruz


Riacho da Cruz - Rio Grande do Norte



Riacho da Cruz é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se na Microrregião de Pau dos Ferros e Mesorregião do Oeste Potiguar, a uma distância de 350 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 127,221km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano. A população do município foi estimada no ano de 2011 em 3203 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo nono município com a menor população do estado.

Com uma temperatura média de 27,7 °C, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizados 414 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 84,49% (2010), o município contava, em 2009, com apenas dois estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,624 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 101° maior do Rio Grande do Norte.

A história do atual município de Riacho da Cruz, localizado na porção oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa a partir do surgimento das primeiras explorações agrícolas, às margens do riacho Forquilha. No século XVIII, o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, junto com os senhores Bento Carneiro, Manoel Rodrigues Taborda e Matias Lima, eram os proprietários das quatro sesmarias que lá existiam.

História da cidade de Riacho da Cruz Rio Grande do Norte - RN

Era início do século XVIII, quando surgiram as primeiras explorações agrícolas numa área às margens do riacho Forquilha, e por causa de uma cruz fincada na beira do riacho, indicando uma sepultura cristã, surgiu o nome para aquela localidade, o qual permaneceu até hoje Riacho da Cruz.

Em 1717, na área do riacho da Cruz na ribeira do Apodi, os senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, eram os proprietários das quatro sesmarias, ali existentes.

A partir dos trabalhos desenvolvidos por dois pioneiros chamados Teodósio Freire de Amorim e Gregório José Dantas, proprietários de terras na localidade, a povoação começou seu crescimento e ganhou vida de fato. Mas o povoado que vivia de uma economia direcionada unicamente para a agricultura, se desenvolveu de forma muito lenta por muito tempo.

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre no dia 9 de maio de 1962, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: riacho-cruzense

FormaçãoAdministrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho da Cruz, pela lei estadual nº 2764, de 09-05-1962, desmembrado de Portoalegre. Sede no atual distrito de Riacho da Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Riacho da Cruz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Riacho da Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: