Início » Rio Grande do Norte » Lucrécia


Lucrécia - Rio Grande do Norte



Lucrécia faz parte do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião de Umarizal. De acordo com o IBGE, no ano 2008 sua população era estimada em 3.525 habitantes. Sua área territorial é de 31km². Surgiu como povoado do município de Martins a partir da construção do açude nas terras pertenecentes a uma mulher chamada Lucrécia. A construção do açude pelo governo do, então presidente, Getúlio Vargas, trouxe cerca de 2.000 trabalhadores que acabaram instalando moradias aos arredores da construção, e deram origem ao povoado que viraria em 27 de dezembro de 1963, pela Lei estadual promulgada pelo governador Aluízio Alves, o Município de Lucrécia, distante 290,38km de Natal, a capital do RN.

História da cidade de Lucrécia Rio Grande do Norte - RN

DESMEMBRADO do município de Marins, as terras pertenciam, em direito de posse, a uma mulher de cor, "Negra Lucrécia", ali residente, com pequena lavoura de que vivia.

Passavam nas proximidades, o rio Mineiro e o riacho Pé de Serra, que foram represados formando um açude de dimensões razoáveis, entregue à serventia pública, em 1939. A construção ocupou, por vezes, 2.500 trabalhadores, fazendo com que a povoação surgisse naturalmente, onde existia apenas, o riacho da velha Lucrecia. Logo foi organizada a feira, plantios de apoio aos habitantes, necessidade de melhores habitações, e, como é lógico, a influência comercial. Ergueram a capela, galpão para Mercado, a luz elétrica, casas de tijolo e telha, lojas e armazéns.

Gentílico: lucreciano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lucrécia, pela lei estadual nº 2791, de 11-05-1962, subordinado ao município de Martins.

Elevado á categoria de município com a denominação de Lucrécia, pela lei estadual nº 3040, de 27-12-1963, desmembrado de Martins. Sede no atual distrito de Lucrécia. Constituído do distrito sede. Instalado em, 20-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lucrécia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lucrécia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: