Início » Rio Grande do Norte » Janduís


Janduís - Rio Grande do Norte



Janduís é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, localizado no Oeste Potiguar mais precisamente na região do Médio Oeste. A cidade desenvolveu-se no território de uma antiga tribo indígena que tem o nome homônimo da cidade. De acordo com o IBGE, no ano 2008 sua população era estimada em 5.569 habitantes em uma área territorial de 305km². Distante 286 quilômetros de sua capital, Natal.

Inicialmente habitado pelos índios Janduís, a povoação atual teve início no final do século XIX, com a expansão das fazendas de algodão ao longo da região, com principal destaque ao fundador do município Canuto Gurgel do Amaral. De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo cambissolo eutrófico. O solo tem aptidão para lavoura, sendo apto para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, feijão, caju e coco). Uma pequena área com aptidão regular para pastagem natural e proteção ambiental.

A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de Santa Teresinha que acontecem durante o final do mês de outubro, a comemoração da semana santa que é considerada uma das maiores do estado, emancipação política, vaquejadas, Movimento Escambo de Teatro Popular, entre outros eventos que atraem turistas de todos os lugares. Graças aos tradicionais grupos de teatro Janduís tornou-se conhecida nacionalmente como "Estrela do Sertão", em homenagem aos grupos de artistas. A cidade é cercada por serras, como a Serra do Pico e Serrote da Nega, que são exploradas turisticamente por jovens e visitantes que costumam acampar no topo das serras.

História da cidade de Janduís Rio Grande do Norte - RN

INICIALMENTE, era o sítio de São Bento estrada para a Paraíba, rumo ao riacho dos Porcos. Sua posição, no cruzamento de caminhos, ângulo de convergência de fazendas de gado e sítio agrícolas, deu origem ao povoamento da região e do futuro município.

Cauto Gurgel do Amaral foi, indiscutivelmente, o fundador do povoado, porquanto quase toda a terra lhe pertencia. Além de ter doado o terreno foreiro para o Padroeiro, foi o espírito incentivador local. O município é sede de comarca de primeira entrância.

Gentílico: janduiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Getúlio Vargas, pelo decreto estadual nº 603, de 3110-1938, subordinado ao município de Caraúbas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Getúlio Vargas, figura no município de Caraúbas.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Getúlio Vargas passou a denominar-se Janduís.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Janduís ex-Getúlio Vargas, figura no município de Caraúbas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Janduís, pela lei estadual nº 2746, de 07-05-1962, desmembrado de Caraúbas. Sede no antigo distrito de Janduís ex-Getúlio Vargas. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Getúlio Vargas para Janduís alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Janduís: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Janduís? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: