Início » Paraná » Manoel Ribas


Manoel Ribas - Paraná



Manoel Ribas faz parte do estado do Paraná.

Em meados da década de 40, começa a se constituir uma localidade denominada Campina Alta, mais tarde Manoel Ribas em homenagem a um ex-interventor do Paraná, Manoel Ribas, mantendo, porém, a ortografia arcaica.

Com colonos pioneiros procedentes do sul do estado de Santa Catarina, Manoel Ribas é constituída principalmente de descendentes alemães, ucranianos e italianos. Manoel Ribas possui uma rede hidrogáfica que associado ao seu relevo, cria uma imensa variedade de cachoeiras e quedas d′água formando paisagens encantadoras e aprazíveis.

História da cidade de Manoel Ribas Paraná - PR

Os primeiros povoadores que se estabeleceram no local onde surgiu a Cidade de Manoel Ribas foram Fabrício Antônio Getúlio, Osório Francisco Meira, João Stanislau Psick e Vicente Cosntanski, os quais, prosseguindo a obra civilizadora dos seus antepassados, imprimiram notável impulso de progresso e desenvolvimento à localidade, então denominada Campina Alta.

Em 1947, foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com a denominação de Manoel Ribas e, em 1955, alcançou sua autonomia.

O nome do município foi dado em homenagem ao ex-Interventor Federal no Paraná, Dr. Manoel Ribas.

Gentílico: manoel-ribense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Manuel Ribas, pela lei estadual n.º 2, de 1010-1947, subordinado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito figura no município de Pitanga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Manuel Ribas, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Pitanga. Sede no distrito de Manuel Ribas (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Manuel Ribas e Ivainópolis. Instalado em 08-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Manuel Ribas e Ivainópolis.

Pela lei estadual n.º 2398, de 06-07-1955, adquiriu o distrito de Guaritá do município de Pitanga para o de Manuel Ribas.

Pela lei estadual n.º 2429, de 13-08-1955, o distrito de Ivainópolis passou a denominar-se Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Manuel Ribas, Guaritá e Ivaiporã.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Manuel Ribas o distrito de Ivaiporã e Guaritá. Para formar o novo município de Ivaiporã.

Pela lei estadual n.º 4556, de 13-03-1962, é criado o distrito de Barra Santa Salete e anexado ao município de Manuel Ribas.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Manuel Ribas e Barra Santa Salete.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração de Grafia

Divisão territorial datada de 1-I-1979, o município aparece grafado Manoel Ribas.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Manoel Ribas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Manoel Ribas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: