Início » Paraná » Icaraíma


Icaraíma - Paraná



Icaraíma é um município do estado do Paraná, no Brasil. A população avaliada em 2009 era de 9 296 habitantes. A cidade é conhecida na região por realizar um dos maiores e melhores rodeios do estado do Paraná, e pela tradicional festa da Pesca ao Pacu na beira do Rio Paraná, com a duração de três dias, que atrai centenas de turistas do Mato Grosso do Sul, Paraná e região.

O nome "Icaraíma" é originário da língua tupi. Existem duas versões para seu significado:

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

História da cidade de Em 1955 a Cobrinco (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização) dirigida pelo Sr Hermes Vissoto, iniciou o loteamento, desmatamento e planejamento da cidade de Icaraíma em 25 de Julho de 1955, cujo significado em Tupi-Guaraní é Terra Abençoada e na língua Caigangue, significa Lugar Sagrado.

Em 1955, foi criado o Distrito de Porto Camargo, que hoje se destaca como ponto turística do Município.

A instalação do Município deu-se a 25 de Julho de 1960, pela Lei Municipal nº 4245, Icaraíma foi elevada a categoria de Município, desmembrando-se do Município de Cruzeiro do Oeste, e com a ajuda do Governador do Estado do Paraná, o Sr. Moysés Lupion, nomeia o cidadão José Cardeal de Souza, para exercer o cargo de Prefeito do Município de Icaraíma.

Alguns moradores se destacaram na história e Política de nossa cidade; e por isso são lembrados como: Raul Barbosa Dias, José Cardeal de Souza, Natal Manosso, Hermes Vissoto, Leonildo Souza, Francisco de Assis, o Tenente Assunção, Adriano dos Santos, José Martins, Joaquim, Alberto Dias, José Ferreira de Souza, Antônio Duarte Bento, Ezequiel Bispo de Oliveira, Dino Fernandes Frederico, Marcelino e Francisco (Português) e outro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Icaraíma

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Icaraíma: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Icaraíma? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: