Tudo sobre Antonina Estado do Paraná

Informações Gerais sobre a cidade de Antonina

Coordenadas geográficas

O município de Antonina fica localizado na latitude -25.4386 e longitude -48.7191 e faz parte do estado do Paraná.

Tamanho do Território de Antonina

Com um total de 882,317 km², Antonina de extensão territorial.

População de Antonina

De acordo com dados do IBGE, Antonina possui aproximadamente 19.011 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Antonina são chamados de antoninense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOSE PAULO VIEIRA AZIM do PSB.

História de Antonina, Paraná

Ouvir com robot

Antonina faz parte do estado do Paraná. Sua população contada em 2010 é de 18.891 habitantes com uma área de 876,551km². Está situada a 90km de Curitiba, e a 50km de Paranaguá.

Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos. É acessado pela BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa, por ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, onde também se localiza a sede do município. Criado através da Lei Estadual nº14 de 21 de janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá.

Os habitantes naturais do município de Antonina são denominados antoninenses ou capelistas. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Paranaguá, estando a uma distância de 84km via BR-277 e 79km via Estrada da Graciosa, da capital do estado, Curitiba.

História da cidade de Antonina

Num lugar próximo ao Rio Paraná, região de pura mata, perobas, cipós, lagoas, rios, riachos, onças, veadoas e antas onde outrora habitaram índios, nascia o município de Altônia.

O município de Altônia foi colonizado pela companhia Byington Colonizadora ltda, com sede em São Paulo — SP. Tal empresa, por ter prestado vários serviço ao governo do Paraná, inclusive construção de alguns trechos da estrada de ferro Central do Paraná, recebeu como parte do pagamento a área de terras que hoje compreende os municípios de Altônia, Pérola e Xambrê. Isto tudo ocorreu por volta de 1952.

Aparecem os pioneiros, com muita luta, coragem e determinação, abindo as primeiras picadas. De acampamento em acampamento, vão demarcando, adentrando a mata e preparando os lugares previamente planejados para serem estradas. Estes desbravadores, vindos pelo caminho de Xambrê, passavam por Pérola, onde havia apenas três barracos para chegarem ao lugar que a companhia colonizadora Byington predeterminara a ser a cidade de Altônia. Lá estava o sonho, o ideal acalentado que o trabalho duro só fazia reforçar.

A jornada durou dois anos. Montaram seus acampamento e escreveram seus nomes na história de Altônia: primeiros moradores, pioneiros reconhecidamente bravos e valentes.

Tempo bom, de companheirismo, de união. Sr. João Macari e outros igualmente valorosos, foram suficientemente audazes para enfrentar todas dificuldades.

Com as picadas abertas, veio a derrubada das árvores. Logo mais vieram os homens interessados em adquirir terras e fixar residências

Em agosto de 1957, o engenheiro Artur Bruno Junges, o agricultor Ary Alves de Abreu e os auxiliares José Gonçalves dos Santos e Antônio Domingues, efetuaram os trabalhos de divisão da área em lotes rurais e delimitaram o perímetro urbano.

Em 1960, Valdegiza Josefa de Oliveira ( conhecida como Dona Maria), uma das primeiras proprietárias da região, acampou no lugar localizado a 10 Km do local que posteriormente seria a sede do município de Altônia, hoje distrito de São João, por alguns meses, enquanto aguardava o desmatamento de seu terreno.

Naquele ano , enquanto alguns chegavam e se instalavam na área rural, apenas um barraco se constituía a sede da cidade. Lá funcionava uma casa que fornecia mantimentos, pertencente ao Sr. Angelo Romano. Hoje , neste espaço, esta instalado o mercado Bardela, na avenida 7 de Setembro, nº 37.

A denominação de Altônia teve origem em uma homenagem prestada pelo engenheiro Artur Bruno Junges ao Sr. Alberto Jackson Byington, um dos sócios da companhia colonizadora, e é derivado do endereço telegráfico da companhia Byington de Colonização Ltda, combinando as sílabas ´AL´ de Alberto, a última sílaba ´TON´ de Byington e finalizando em ´IA´ de companhia. Alberto Byington Júnior.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Antonina, em 27-02-1761.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Antonina, em 29-08-1797, desmembrada da antiga vila de Paranaguá. Sede na antiga povoação de Pilar. Instalada em 06-11-1797.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Antonina, pela provincial nº 14, de 21-01-1857. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Antonina e Cacatu.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 4983, de 11-12-1964, é criado o distrito de Cachoeira de Cima e anexado ao município de Antonina.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Antonina , Cacatu e Cachoeira de Cima.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Antonina, Paraná

41

Como fazer uma ligação para Antonina:

0 + Operadora + 41 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 41 + telefone
  • Vivo: 015 + 41 + telefone
  • Aerotech: 017 + 41 + telefone
  • Claro: 021 + 41 + telefone
  • GVT: 025 + 41 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 41 + telefone
  • TIM: 041 + 41 + telefone
  • Sercontel: 043 + 41 + telefone

CEP de Antonina

O Código Postal (CEP) geral de Antonina, Paraná, é 83370000.

Prefeito: JOSE PAULO VIEIRA AZIM do PSB

Hospitais em Antonina - PR

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde antoninense.

Cartórios na cidade de Antonina

Acesse a lista de Cartórios em Antonina. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Antonina Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Antonina - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.

Previsão do tempo na região antoninense

Veja a previsão do tempo em Antonina: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Antonina

Confira as cidades vizinhas de Antonina - PR em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Antonina através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município antoninense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Antonina - Paraná.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados