Início » Piauí » Teresina


Teresina - Piauí



Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Encontra-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico.É a 19ª maior cidade do Brasil, com 822.363 habitantes, sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram 972.998 habitantes, e toda a Região Metropolitana da Grande Teresina aglomera cerca de 1.150.000 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste e o maior rio genuinamente nordestino, isto é, nasce e deságua em território nordestino.

Teresina é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO). Teresina tem o 2º pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do Nordeste. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado.

História da cidade de Teresina

Teresina não foi a primeira capital do Piauí constituída em 1852, no lugar de Oeiras. A idéia do Conselheiro José Antônio Saraiva de eleger a cidade como capital, foi repudiada pelos oeirenses por muitos anos, e somente depois de muitos convencimentos e justificativas ela começou a ser erguida. O nome Teresina é uma homenagem a D. Teresina Cristina, esposa de D. Pedro II.

O modelo da cidade, típica do período colonial, assemelha-se a um tabuleiro de xadrez, motivo que facilita a locomoção. Tem como característica forte as árvores frondosas, e por causa delas Teresina ganhou o título de "cidade verde".

Gentílico: teresinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Teresina, pelo decreto de 06-07-1832, desmembrado das antigas vilas de Campo Maior e Valença. Sede na atual vila de Poti. Instalado em 21-11-1833.

Pela lei provincial nº 140, de 29-11-1842, transfere a sede da povoação de vila de Poti Para Vila Nova de Poti.

Elevado à categoria de capital e cidade com a denominação de Teresina, pela lei provincial nº 315, de 20-07-1852.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Teresina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Teresina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: