Início » Maranhão » Timon


Timon - Maranhão



Timon (antigamente, Flores) é o quarto município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sua população é de 155.460 habitantes segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010. É o quarto maior município do estado em produto interno bruto. Está conurbado à capital do vizinho estado do Piauí, Teresina, fazendo parte da Grande Teresina.

A ocupação de Timon começou com o estabelecimento das comunicações entre a Vila da Mocha, hoje Oeiras, no Piauí, e Aldeias Altas, hoje Caxias, no Maranhão, ainda no século XVIII. A Passagem de Santo Antônio, como se chamava o ponto de travessia no Rio Parnaíba, situava-se a montante de Timon, distante trezekm da sede. Até 1779, era o único aglomerado humano existente, inserido no traçado da estrada real que ligava os dois estados. Com a instalação de Teresina, em meados do século XIX, ganhou importância o porto de São José do Parnaíba (mais tarde das Cajazeiras), por situar-se privilegiadamente defronte a nova capital do Piauí. Foi então que, fazendeiros de diversas regiões e aventureiros vindos com os jesuítas que colonizaram as Aldeias Altas (MA), estabeleceram-se ao longo de uma outra estrada, aberta para ligar Teresina àquele povoado maranhense.

Em 1855, o presidente da Província do Maranhão, Eduardo Olímpio, promulgou uma lei elevando o povoado `a categoria de vila, que passou a chamar-se São José do Parnaíba. Em 1863 em atendimento à solicitação dos conselheiros da Vil de Matões, foi revogada a lei anterior. No ano seguinte, novamente na condição de povoado, passou a ser chamado São José das Cajazeiras.

História da cidade de Timon Maranhão - MA

O seu desenvolvimento se deu pela necessidade de intercomunicação entre os povoados do Maranhão e Piauí, principalmente Vila Velha do Poty, Vila da Mocha, (atual Oeiras) e Aldeias Altas (hoje Caxias). Entretanto, só teve início o povoamento em 1852, quando da fundação de Teresina, pois a abertura de uma nova estrada Caxias - Cajazeiros possibilitou a travessia do Paranaíba, em frente à capital do Piauí, no ponto denominado porto das Cajazeiros. Em função deste porto, iniciou-se a povoação sob a invocação de São José da Paranaíba.

A existência de inúmeros engenhos de cana de açúcar, além da movimentação do porto, foram os pontos básicos do crescimento inicial. Posteriormente, a construção da Estrada de Ferro ligando Caxias-Cajazeiras, em 1895, proporcionou um grande impulso ao lugar. Essa posição se concretizou em 1921, quando Timon ligou-se a São Luís por via férrea.

O grande Maranhense João Lisboa, ao editar o primeiro jornal da capital, deu-lhe o nome de Timon e em homenagem a iniciativa do ilustre jornalista, foi dado esse topônimo ao antigo município de Flores.

Gentílico: timonense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Flores, pelo decreto nº 50, de 2212-1890, desmembra de São José dos Matões. Sede na antiga povoação de Cajazeiras atual Flores. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-05-1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Flores, pela lei estadual nº 1139, de 10-04-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o município de Flores passou a denominar-se Timon.

Pelo decreto-lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Buriti Cortado e anexado ao município de Timon.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Timon é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Buriti cortado e anexado ao município de Timon.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Timon e Buriti Cortado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Flores para Timon alterado, pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Timon: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Timon? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. francisco-souza's avatarfrancisco-souza

    Sou filho de Timon eu gostaria de saber mais de minha cidade porque estou ausente muitos anos.

    #1 – 14/08/2015 - 13:43

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: