Início » Piauí » Prata do Piauí


Prata do Piauí - Piauí



Prata do Piauí faz parte do estado do Piauí. A cidade estende-se as margens do rio Poti, e é atravessada pela Rodovia PI-224.

Encontra-se a uma latitude 05º40′02" sul e a uma longitude 42º12′24" oeste, ao Centro-Norte do estado, estando a uma altitude de 115 metros em média. A cidade é banhada pelo Rio Poti e por vários riachos e cachoeiras ao seu redor.

O Rio Poti é uma grande fonte de pescados para a população, e além disso, é uma das principais fontes de lazer dos Pratenses, com suas pequenas praias fluviais formadas por bancos de areia no período veraneiro. O rio também é a principal fonte de abastecimento de água do município.

História da cidade de Prata do Piauí Piauí - PI

O Município de Prata do Piauí teve origem na fazenda Prata Velha, de propriedade de Pedro Mendes, a 25 quilômetros do local onde, hoje, se encontra a Cidade. Em 1889, procedente de Valença do Piauí, Município a que pertencia a localidade chegava no lugar Dona Isabel Francisco de Lima, que se estabeleceu com uma casa comercial. Logo depois, chegaram José Rufino, vindo do Ceará, Olegário Gonçalves da Silva Chicoteiro e Agostinho Martins Pessoa, que também se instalaram com estabelecimentos comerciais.

Em 1912, foi organizada a primeira feira semanal, que funcionou, inicialmente, sob a sombra de um cajueiro, em torno do qual vários moradores construíram suas casas, dando à localidade o aspecto de povoação, inclusive com uma capela.

Em 1923, foi construída a capela.

Em 1954, com a criação do Município de São Félix do Piauí, o aglomerado passou a pertencer ao novo Município, com a denominação de Prata. No ano de 1962, o vereador Antônio Bezerra da Silva com a colaboração de João Campelo da Silva, Lázaro Alves Pereira e Antônio Maria da Silva, promoveu movimento que ensejou a criação e instalação do Município de Prata do Piauí.

Gentílico: pratense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Prata Piauí, pela lei estadual nº 2253, de 01-01-1962, desmembrtado de São Félix do Piauí. No atual distrito de Prata do Piauí exlocalidade de Prata. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-12-1962.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Prata do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Prata do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: