Início » Piauí » Coivaras


Coivaras - Piauí



Coivaras é uma cidade e um município do estado do Piauí. Encontra-se na microrregião de Teresina, mesorregião do Centro-Norte Piauiense. O município tem 3398 habitantes (2003) e 587km². Foi criado em 1993.

A origem de Coivaras se deu através de alguns cearenses e alguns vaqueiros vindos da Caatinga do mimoso, eles faziam viagens do Ceará para o Piauí tocando boiadas. A viagem era longa, por isso Coivaras ficou sendo parada obrigatória para o descanso dos mesmos. Eles se arranchavam em um lugar chamado de Ingazeira, lá havia fartura de água; pois, tinha um olho d′água, denominado de "Inguazeira" e de Cacimba.

História da cidade - Coivaras Piauí - PI

Município criado pela lei estadual nº 4477. Coivaras do Piauí, foi desmembrado do município de Altos Piauí. A comunicação do município faz-se através de estradas de rodagem piçarrada, ligando-se com os município de Picos de Altos - 28 km; Campo Maior - 30 km e Alto Longá - 18 km.

A sua principal produção é a extração da Cera de Carnaúba e Coco Tucum. A palha da Carnaúba é utilizada na confecção de vassouras.

Na agricultura destaca-se a produção de arroz, em cultura de subsistência.

Na pecuária destaca-se a criação de bode e ovelha (caprinos e ovinos).

Conta o município com energia elétrica, telefone e água canalizada. Duas empresas de ônibusservem ao município: Emp. C. Santos e Emp. área Leão. A distância de Teresina - Capital do estado é de 192 km.

Gentílico: coivarense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Coivaras, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Altos. Sede no atual distrito de Coivaras ex-povoado de Coivaras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Coivaras: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Coivaras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: