Início » Piauí » Capitão de Campos


Capitão de Campos - Piauí



Capitão de Campos faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 04º27′24" sul e a uma longitude 41º56′33" oeste, estando a uma altitude de 130 metros. A população avaliada em 2004 era de 9 972 habitantes.Possui uma área de 535,34km².

Capitão de Campos teve seu nascimento urbano a partir da fazenda de Jovito de Sousa Barros e seus descendentes que doaram lotes para neles seren edificadas casas e em 1935 da movimentação comercial de Acelino Coelho de Resende. O nucleamento urbano deu-se mais expressivamente com a construção da BR 222,posterormente chamada BR 343. Elevado como município pela lei estadual número 1452, de 30 de Novembro de 1956, sendo que a instalação aconteceu em 10 de Março de 1957. o topônimo vem da existência da árvore Capitão-do-campo na região.

O municípío tinha uma linda Biblioteca Municipal, construída no fim dos anos 70. Infelizmente por desconservação a mesma foi extinta em 2005 e o que restou do acervo foi repassado para uma biblioteca escolar. Em 2010 é recriada a biblioteca pública em parceria com o Ministério da cultura e com o SNBP Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

História da cidade de Capitão de Campos Piauí - PI

O Município teve origem na fazenda de Jovita de Sousa Barros. Existiam na localidade as casas de Sesoste Manoel de Araújo e de Manoel Lopes, além da sede da fazenda, quando, em 1935, procedente de Piripiri, chegou à região Acelino Coelho de Rezende, instalando uma casa comercial. Bem-sucedido, construiu mais duas casas. Em 1943, com o advento da Rodovia BR-343, o empreendimento se ampliou, abrangendo o estabelecimento comercial, socorro farmacêutico, bar, posto de gasolina, além de um galpão livre. Estava formada a povoação, que crescia com a vinda de novos moradores.

Em vista do grande progresso, Acelino Coelho de Rezende pretendeu a criação do Município, estabelecendo contatos com as Prefeituras de Campo Maior, Barras, Piripiri e Pedro II para a formação do patrimônio.

Gentílico: capitão-de-campense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Capitão Campos, pela lei estadual nº 1452, de 30-11-1956, desmembrado dos municípios de Barras, Campo Maior e Peripiri. Sede no atual distrito de Capitão Campos ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1003-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capitão de Campos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capitão de Campos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: