Tudo sobre Triunfo Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Triunfo

Coordenadas geográficas

O município de Triunfo fica localizado na latitude -7.83272 e longitude -38.0978 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Triunfo

Com um total de 191,518 km², Triunfo de extensão territorial.

População de Triunfo

De acordo com dados do IBGE, Triunfo possui aproximadamente 15.265 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Triunfo são chamados de triunfense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCIANO FERNANDO DE SOUSA.

História de Triunfo, Pernambuco

Ouvir com robot

Triunfo faz parte do estado de Pernambuco.

Em fins do século XVIII a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário capuchinho frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo depois assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha que serviu de matriz durante muito tempo, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, tratou de legalizar a posse do terreno dos índios, requerendo ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, meia légua quadrada de terra, a qual foi concedida em sesmaria, a 8 de outubro de 1812; os marcos foram fincados nos lugares denominados Aquiraz, Jaleco, Água Branca e Jardim. O aldeamento, que nesse tempo era um arraial de casas esparsas, foi se transformando pouco a pouco em um núcleo de população e de casas alinhadas. Assim, cabe a Frei Ângelo os foros da fundação da cidade onde ele permaneceu até falecer, em 7 de junho de 1824. Outros habitantes foram chegando sucessivamente, atraídos pelas excepcionais condições de solos, fontes perenes e vegetação sempre verde, fazendo com que a povoação fosse crescendo com rapidez.

O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembléia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade.

História da cidade de Triunfo Pernambuco - PE

Histórico:

Em fins do século XVIII, a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita, que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo assumido o seu lugar o missionário frei ongelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da cidade até os dias de hoje. Assim cabe a Frei ongelo os foros de fundação da cidade, onde permaneceu até falecer, em 07 de julho de 1824.

Sendo um dos menores município da área do Sertão de Pernambuco, Triunfo, ocupa apenas a área da Serra da Baixa Verde, outrora conhecida como serra Grande do Pajeú.

Seu nome teve origem do resultado de uma luta entre a poderosa família dos Campos Velhos da cidade de Flores, com os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, em que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando com isto acabar por diversas vezes, até mesmo com prejuizo de vidas, mas não conseguiram. Esta insatisfação dos habitantes da Baixa Verde com os Campos Velhos da cidade de Flores, fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem logo de sua independência. Devido a esta vitória foi dado o nome ao município de Triunfo.

Gentílico: triunfense

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de vila com a denominação de Triunfo, pela lei provincial nº 930, de 0206-1870, desmembrado de Flores. instalada em 08-01-1872.

Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Triunfo, pela lei provincial nº 1805, de 13-06-1884.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Triunfo, Jericó, Santa Cruz e Santo Antônio.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Santa Cruz, Laje do Carrapato e Jericó. Não figurando o distrito de Santo Antônio.

Pelo decreto-lei estadual 235, de 09-12-1938, o distrito de Laje do Carrapato passou a denominar-se Jatiúca

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município aparece constituído de 4 distritos: Triunfo, Baixa Verde, Jatiúca ex-Laje do Carrapato e Jericó. Não figurando o distrito de Santa Cruz.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Baixa Verde passou a denominar-se Brocotó e o distrito de Jericó a denominar-se Iraguaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Brocotó, Iraguaçu e Jatiúca.

Pela lei nº 1795, de 17-12-1953, o distrito de Brocotó passou a denominar-se Santa Cruz da Baixa Verde.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Triunfo, Iraguaçu, Jatiúca e Santa Cruz da Baixa Verde ex-Brocotó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 4973, de 30-12-1963, desmembra do município de Triunfo o distrito de Santa Cruz da Baixa Verde e Jatiúca. Para formar o novo município de Santa Cruz da Baixa Verde.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Triunfo e Iguaraçu.

Pela lei municipal nº 395, de 19-05-1968, é criado o distrito de Canaã e anexado ao município de Triunfo.

Pelo acórdão do tribunal de justiça, mandado de segurança nº 56949, de 31-07-1964, o município de Santa Cruz da Baixa Verde foi extinto, sendo seu território voltando a pertencer ao município de Triunfo.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Triunfo, Canaã, Iraguaçu, Jatiúca e Santa Cruz da Baixa Verde.

Pela lei estadual nº 10620, de 01-10-1991, desmembra do município de Triunfo os distritos de Santa Cruz da Baixa Verde e Jatiúca. Para formar o novo município de Santa Cruz da Baixa Verde.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Triunfo, Canaã e Iraguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Formação Judiciária:

A comarca de Triunfo, criou-se pela Lei provincial nº 1805 de 13 de junho de 1884. Nos quadros de divisão territorial de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, e no anexo do Decreto-lei estadual de nº 92 de 31 de Março de 1938, o município de Triunfo compreende o têrmo judiciário único da comarca de Triunfo. Que compreende até os dias de hoje.

Localização Municipal:

O município está localizado na zona do sertão alto, na mesorregião Sertão Pernambucano, microrregião Pajeú, com uma área territorial de 181,4 Km2, limitando-se ao norte com o Estado da Paraíba, ao sul com Calumbi, ao leste com o município de Flores ao Oeste com o município de Santa Cruz da Baixa Verde.

A sede municipal está a 1004m de altitude em relação ao nível do mar e tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de 7º 50′ 17 E e 38º 06′ 06" S.

Seu clima é Semi árido Quente com uma temperatura média de 20,4º C a sua vegetação é Floresta Subcaducifólia.

O segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, encontra-se na Serra da Baixa Verde no município de Triunfo a uma aititude de 1185m, e conhecido como Pico do Papagaio.

Fonte: IBGE

DDD de Triunfo, Pernambuco

87

Como fazer uma ligação para Triunfo:

0 + Operadora + 87 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 87 + telefone
  • Vivo: 015 + 87 + telefone
  • Aerotech: 017 + 87 + telefone
  • Claro: 021 + 87 + telefone
  • GVT: 025 + 87 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 87 + telefone
  • TIM: 041 + 87 + telefone
  • Sercontel: 043 + 87 + telefone

CEP de Triunfo

O Código Postal (CEP) geral de Triunfo, Pernambuco, é 56870000.

Prefeitura Municipal de Triunfo
Endereço: Av. José Veríssimo dos Santos, 365, Guanabara/ Centro, Triunfo - PE, CEP: 56870000
Telefone / Fax:(87) 3846-1256/1124 (87) 3846-1256
Prefeito: LUCIANO FERNANDO DE SOUSA

Hospitais em Triunfo - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde triunfense.

Cartórios na cidade de Triunfo

Acesse a lista de Cartórios em Triunfo. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Triunfo Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Triunfo - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre Triunfo

Confira as últimas notícias de hoje em Triunfo.

Previsão do tempo na região triunfense

Veja a previsão do tempo em Triunfo: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Triunfo

Confira as cidades vizinhas de Triunfo - PE em uma distância de até 50 km.

Calumbi - 12.7 km
Flores - 14.2 km
Manaíra - 15.5 km
Princesa Isabel - 16.4 km
Serra Talhada - 26.7 km
Quixaba - 31.1 km
Carnaíba - 33.6 km
Tavares - 33.8 km
Curral Velho - 35.2 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Triunfo através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município triunfense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Triunfo - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados