Início » Paraíba » Manaíra


Manaíra - Paraíba



Manaíra, município do estado da Paraíba (Brasil). Encontra-se a uma altitude de 757 metros. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 9.806 habitantes. Área territorial de 352,566km².

Existem documentos datados de 1787 e 1818 que dão conta da existência de "Alagoa Nova", vários anos antes dessas datas. Havia habitantes na região de Belém, Algodões e Olho d´Água. A povoação, ao lado da lagoa, é citada como tendo início em 1840, como desenvolvimento da fazenda Alagoa Nova (primeiro topônimo que recebeu a povoação) pertencente ao Sr. Manoel Pereira da Silva. Na época, adquiriram pequenos pedaços de terra e construíram suas casas. Entre eles se destacaram os Srs. Manoel Pequeno, Severino Benedito e Belarmino Nogueira. Em 1870, foi construída a primeira capela do local, oferecida a São Sebastião, em terreno doado pelas irmãs Catarina e Balbina, da família Ferreira Rabelo Aranha. Posteriormente foi construída a igreja que hoje serve como Matriz, tendo por padroeiro o Divino Espírito Santo.

Em 1877, o comércio já apresentava um bom desenvolvimento; teve no proprietário da fazenda ALAGOA NOVA, o Sr. Manoel Pereira da Silva, seu primeiro comerciante. Ele instalou inclusive, uma bulandeira, engenho primitivo para descaroçar algodão, também utilizado na moagem de cana-se-açúcar para a fabricação de rapadura.

História da cidade de Manaíra Paraíba - PB

A Cidade de Manaíra surgiu na pequena fazenda Alagoa Nova, de propriedade de Manoel Pereira da Silva, que ali chegou em 1840, como primeiro comerciante. Instalou uma "bulandeira", instrumento com o qual classificava o algodão e ainda uma espécie de engenho que servia para descaroçar o produto e preparar a cana para a fabricação de rapadura.

Entre os pioneiros estão Manoel Pequeno, Severino Benedito e Belarmino Nogueira.

Em 1870 foi construída a primeira capela, mais tarde demolida. Em 1889, em terreno doado pelas irmãs Catarina e Balbina, cujo sobrenome a história não revela, foi construída a igreja, atual Matriz, dedicada ao Divino Espírito Santo, escolhida como Padroeiro do lugar. Em 1887, foi criada a Paróquia, ano em que o comércio já mostrava bom desenvolvimento.

Conta a lenda que a denominação Manaíra - Seios de Mel - foi escolhida em homenagem a uma índia, com esse nome, prometida por seu pai Boiassu como noiva, ao índio Piancó, chefe da tribo dos Coromas. Diz, ainda, a lenda, que tendo Manaíra se envolvido com o colonizador Manoel Curado Garra, foi sacrificada pelo pai, em nome do compromisso assumido com Piancó.

Gentílico: manairense

Formação Administrativa

Nos quadros de Apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no município de Princesa o distrito de Alagoa Nova.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Alagoa Nova, passou a denominar-se Manaíra e o município de Princesa a denominar-se Princesa Isabel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Manaíra, figura no município de Princesa Isabel ex-Princesa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Manaíra, pela lei estadual nº 2657, de 15-012-1961, desmembrado de Princesa Isabel. Sede no antigo distrito de Manaíra. Constituído de 2 distritos: Manaíra e Pelo Sinal, criado pela mesma lei que criou o município. Instalado em 31-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Manaíra e Pelo Sinal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Alagoa Nova para Manaíra alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Manaíra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Manaíra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: