Início » Pernambuco » Tamandaré


Tamandaré - Pernambuco



Tamandaré faz parte do estado de Pernambuco.Distante a 104 km da capital pernambucana, Recife. O município é constituído de dois distritos: Tamandaré e Save.

A palavra Tamandaré é de origem indígena, do vocábulo tupi "tab-moi-inda-ré", que significa o repovoador. Segundo a lenda, "o repovoador" era um pajé a quem o grande deus dos trovões, Tupã, avisou que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio, Tamandaré já se encontrava na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas, voltando em seguida às terras secas para reiniciar o seu povoamento.

Originalmente, Tamandaré não era mais do que uma praia selvagem, quando fazia parte das terras de Una e Rio Formoso, herdadas pelo coronel João Pais Barreto IV, na segunda metade do século XVI. Foi elevada a distrito em 1905, por influência das famílias Pimentel, Amorim Salgado e Salgado Accioli, descendentes dos Pais Barreto.

História da cidade de Tamandaré Pernambuco - PE

O município de Tamandaré foi criado a 28 de setembro de 1997, com base na lei estadual complementar nº 15, de 1990, que permitia ao município a emancipação desde que tivesse população superior a 10 mil habitantes e eleitorado maior que 30% dessa população.

O município de Tamandaré foi desmembrado do território de Rio Formoso. Apesar de ser um município novo, Tamandaré é uma localidade bastante antiga, cuja denominação resulta do acidente geográfico que é a baia de Tamandaré. Conforme José de Almeida Maciel, o topônimo Tamandaré (Tamanduar-é) significa o que se assemelha ao tamanduá, o que sobe às árvores como o tamanduá, o que faz o papel de tamanduá.

Contudo, divulga-se no município, inclusive nas escolas, uma outra definição que relaciona Tamandaré ao vocábulo tupi tamoindaré (tab-moi-inda-ré) que significa o repovoador. Na tradição dos índios tupis, Tamandaré era um pajé, a quem Tupã, o grande deus dos trovões, revelara o seu desígnio de exterminar os homens. "Assim quando houve o cataclismo que inundou a terra, Tamandaré, escolhido por Tupã para repovoar a região, já estava abrigado numa arca gigantesca com sua família e assim permaneceram até cessar o dilúvio" (CONDEPE, 1992).

Gentílico: tamandarense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tamandaré, pela lei municipal de 17-05-1905, subordinado ao município de Rio Formoso.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Tamandaré figura no município de Rio Formoso.

Assim permanecendo em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Tamandaré figura no município de Rio Formoso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tamandaré permanece no município de Rio Formoso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995.

Elevada à categoria de município com a denominação de Tamandaré, pela lei estadual nº 11257, de 28-09-1995, desmembrado de Rio Formoso. Sede no antigo distrito de Tamandaré. Constituído de 2 distritos: Tamandaré e Saue desmembrado de Rio Formoso. Instalado em 04-011997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 distritos: Tamandaré e Saue.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tamandaré: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tamandaré? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: