Tudo sobre São Joaquim do Monte Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de São Joaquim do Monte

Coordenadas geográficas

O município de São Joaquim do Monte fica localizado na latitude -8.43196 e longitude -35.8035 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de São Joaquim do Monte

Com um total de 232,070 km², São Joaquim do Monte de extensão territorial.

População de São Joaquim do Monte

De acordo com dados do IBGE, São Joaquim do Monte possui aproximadamente 21.314 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em São Joaquim do Monte são chamados de são-joaquinense.

Administração municipal

Prefeito atual:EDUARDO JOSÉ DE OLIVEIRA LINS.

História de São Joaquim do Monte, Pernambuco

Ouvir com robot

São Joaquim do Monte faz parte do estado de Pernambuco. O município é constituído de 3 distritos: São Joaquim do Monte, Barra do Riachão e Santana do São Joaquim.

O local onde hoje está a cidade de São Joaquim do Monte começou a ser povoado em 1891 com a construção da casa de José Gameleira. Próxima a ela, localizava-se a casa do Capitão Manoel Antônio, que era denominada "Casa Nova" de ABA DE SERRA, que se tornou o primeiro nome do lugarejo por estar ao pé da serra, hoje Serra do Monte.

Em 1896 foi erguida a capela em honra de São Sebastião. Sob influência do Coronel Joaquim José de Lima, o padroeiro da cidade foi trocado para São Joaquim. Em 1912, quando foi criado o distrito no município de Bonito, o povoado recebe este nome. No ano seguinte, iniciou-se a construção da nova capela sob a direção do Frei Epifânio e apoio do José Joaquim de Melo (o José Gameleira), que seria inaugurada dois anos depois.

História da cidade de São Joaquim do Monte Pernambuco - PE

Até 1890 o sítio, onde hoje está edificada a cidade de São Joaquim do Monte, era uma propriedade deserta, mas já pertencente aos senhores Manoel Quintino dos Santos, Capitão Manoel Antônio (o português) e Manoel Caetano da Costa. Em 1891 foi dados início à edificação da cidade e, consequentemente à formação do atual território municipal, com a construção, pelo senhor Manoel Quintino dos Santos, da primeira casa do nascente lugarejo. Naquela época já havia nas proximidades uma casa denominada "Casa Nova" de ABA DE SERRA (nome primitivo de São Joaquim do Monte), então pertencente ao Capitão Manoel Antônio. O nome "ABA DE SERRA" deve-se ao fato de o sítio ficar na parte inferior da serra, hoje conhecida como "Serra do Monte". Ao ser elevado à categoria de Povoado, o primitivo nome passou a denominar-se de São Joaquim, numa homenagem, segundo antigos moradores desse município, ao Cel. Joaquim José de Lima, político de maior evidência na época.

No ano de 1896 foi erguida uma capela sob a invovação de São Sebastião. Dois anos mais tarde, ou precisamente, em 1896, o Padre Joaquim da Cunha Cavalcanti, celebrante mensal em São Joaquim, de acordo com o Cel. Joaquim José de Lima, resolveu, em caráter definitivo, sobre a escolha do padroeiro de seus fiéis e da terra que prosperava, preferindo São Joaquim a São Sebastião. Em 1913 foi iniciada a construção de uma Capela, mais ampla e confortável, por orientação do Missionário Frei Epifânio, que pregava aqui na época, a qual foi inaugurada em 1915 sob a aclamação do povo. Um dos benfeitores dessa obra foi o Cel. José Joaquim de Melo (o José Gameleira) que, além de doar todos os tijolos necessários, ainda emprestou carros de boi para o transporte dos materiais ao local da construção. A sequência de topônimos foi, também, uma preocupação dos que fizeram São Joaquim doMonte. Da primitiva "ABA DE SERRA" seguiu-se "SãO JOAQUIM"; posteriormente com a criaçãoda Comarca foi "CAMARATUBA" e finalmente o nome atual de "SãO JOAQUIM DO MONTE".

Gentílico: são-joaquinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Joaquim, pela lei municipal nº 2, de 07-03-1912, subordinado ao município de Bonito.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, São Joaquim figura no município de Bonito.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Joaquim, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Bonito. Sede no antigo distrito de São Joaquim. Constituído de 2 distritos São Joaquim e Batateiras. Desmembrado de São Joaquim. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal nº 1, de 19-11-1928, é criado o distrito de Santana e anexado ao município de São Joaquim. Pela mesma lei acima citado o distrito de Batateira passou a denominar-se Senador Tiburcio.

Em divisão administrativa do ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: São Joaquim, Senador Tibúrcio e Santana.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de São Joaquim, passou a denominar-se Camaratuba, o distrito de Santana denominar-se Batente e o distrito de Senador Tibúrcio a denominar-se Batateira.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Camaratuba, ex-São Joaquim, Batateira ex-Senador Tibúrcio e Batente ex-Santana. Pela lei estadual nº 416, de 31-12-1948, o município de Camaratuba passou a denominar-se São Joaquim do Monte. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: São Joaquim do Monte, Batateira e Batente. Pela lei municipal nº 11, referenda pela resolução estadual nº 368, de 02-12-1958, o distrito de Batente, passou a denominar-se Santana de São Joaquim. Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de São Joaquim dos Montes os distritos de Belém de Maria e Batateira. Para formar o município de Belém de Maria. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Joaquim do Monte e Santana de São Joaquim ex-Batente. Pela mesma lei nº 14, de 13-12-1963, é criado o distrito de Barra do Riachão e anexado ao município de São Joaquim do Monte. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: São Joaquim do Monte, Barra do Riachão e Santana do São Joaquim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímicas municipais.

São Joaquim para Camaratuba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Camaratuba para São Joaquim do Monte alterado, pela lei estadual nº 416, de 31-12-1948.

Fonte: IBGE

DDD de São Joaquim do Monte, Pernambuco

81

Como fazer uma ligação para São Joaquim do Monte:

0 + Operadora + 81 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 81 + telefone
  • Vivo: 015 + 81 + telefone
  • Aerotech: 017 + 81 + telefone
  • Claro: 021 + 81 + telefone
  • GVT: 025 + 81 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 81 + telefone
  • TIM: 041 + 81 + telefone
  • Sercontel: 043 + 81 + telefone

CEP de São Joaquim do Monte

O Código Postal (CEP) geral de São Joaquim do Monte, Pernambuco, é 55670000.

Prefeitura Municipal de São Joaquim do Monte
Endereço: Av. Estácio Coímbra, 45, Centro, São Joaquim do Monte - PE, CEP: 55670000
Telefone / Fax:(81) 3753-1120/1156/1129 (81) 3753-1156
Prefeito: EDUARDO JOSÉ DE OLIVEIRA LINS

Hospitais em São Joaquim do Monte - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde são-joaquinense.

Cartórios na cidade de São Joaquim do Monte

Acesse a lista de Cartórios em São Joaquim do Monte. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de São Joaquim do Monte Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de São Joaquim do Monte - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre São Joaquim do Monte

Confira as últimas notícias de hoje em São Joaquim do Monte.

Previsão do tempo na região são-joaquinense

Veja a previsão do tempo em São Joaquim do Monte: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de São Joaquim do Monte

Confira as cidades vizinhas de São Joaquim do Monte - PE em uma distância de até 50 km.

Bonito - 9.28 km
Agrestina - 15.8 km
Sairé - 16.4 km
Belém de Maria - 21.7 km
Bezerros - 22.1 km
Caruaru - 24.5 km
Cupira - 26.8 km
Lagoa dos Gatos - 27.6 km
Cortês - 28.6 km
Catende - 29.2 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre São Joaquim do Monte através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município são-joaquinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 24/02/2024 - São Joaquim do Monte - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+conquista+do+Voto+feminino+no+Brasil

Dia da conquista do Voto feminino no Brasil

No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Bra...

Saiba Mais
Nascimento+de+Steve+Jobs

Nascimento de Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados