Início » Pernambuco » Sanharó


Sanharó - Pernambuco



Sanharó faz parte do estado de Pernambuco.

As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.

O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.

História da cidade de Sanharó Pernambuco - PE

Fontes históricas revelam que o povoamento das terras do município teve início entre fins do século XVIII, por portugueses, quando da doação da sesmaria da Ararobá a José Vieira de Melo. O primeiro local da penetração foi área territorial onde atualmente se localiza a Vila de Jenipapo, seguindo-se as demais regiões. A povoação do Sanharó foi fundada por José Francisco Leite, que em princípios do século XVIII atuou no cartórios de órfãos e de paz. A origem do topônimo vem da existência de uma árvore onde havia um ninho de abelhas denominadas sanharó que significa, no vocábulo indígena: zangado ou excitado.

Gentílico: sanharoense ou sanharoara

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Sanharó, pela lei municipal nº 18, de 12-11-1912, subordinado ao município de Pesqueira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Sanharó permanece no município de Pesqueira.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24-12-1948, desmembrado de Pesqueira. Sede no antigo distrito de Sanharó. Constituído de 2 distritos: Sanharó e Jenipapo. Desmembrado de Pesqueira. Instalado em 02-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Sanharó e Jenipapo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei municipal nº 388, de 03-12-1966, é criado o distrito de Mulungu e anexado ao município de Sanharó.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Sanharó, Jenipapo e Mulungu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sanharó: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sanharó? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Carlos José da Silva lima's avatarCarlos José da Silva lima

    Boa noite, o meu nome é Carlos, a minha mãe está a procura de seus irmos, por parte de Pai, o mesmo deixou a família com 5 filhos e minha mãe nunca conheceu os seus irmãos, o nome do meu avô é José Euzébio da Silva, se alguém pode nos ajudar a encontrar agradeceremos muito se alguém tiver alguma notícia o meu número é( 81) 99473-5034

    #1 – 24/09/2017 - 22:02

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: