Início » Pernambuco » Capoeiras


Capoeiras - Pernambuco



Capoeiras faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Maniçoba, Ponto Alegre e Riacho do Me.

Antonio Houaiss atribui a origem do nome capoeira ao tupi ko′pwera (de ko: roça + pwera: "que já foi"). Outros consideram uma corruptela de cáa-poera, que significa mata cortada, destruída para o plantio. Um outro significado é roça extinta, invadida pelo mato.

Segundo o IBGE, o nome Capoeiras provém do vocábulo indígena Capoeirã (mato frio). Primitivamente as terras pertenciam ao município de São Bento do Una. O distrito foi criado em 24 de Dezembro de 1901. Foi emancipado em 1963 pela lei estadual nº 4998, de 21 de Dezembro de 1963, assinada pelo governador Miguel Arraes de Alencar.

História da cidade de Capoeiras Pernambuco - PE

O nome Capoeiras é de origem indígena. Provém do vocábulo - Capoeirã - relativo a "mato-frio", sendo corrigido para Capoeiras. Conforme Lei Municipal de 21 de dezembro de 1901, foi criada a vila de Capoeiras, ficando como 3º distrito de São Bento do Una.

Gentílico: capoeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Capoeiras, pela lei municipal nº 31, de 24-12-1901, subordinado ao município de São Bento.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Capoeiras figura no município de São Bento.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o município de São Bento passou a denominar-se São Bento do Una e o distrito de Capoeira passa a pertencer ao município de São Bento do Una.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Capoeiras figura no município de São Bento do Una.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capoeiras, pela lei estadual nº 4998, de 21-12-1963, desmembrado de São Bento do Una. Sede no antigo distrito de Capoeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-07-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, transfere o distrito de Capoeiras do município de São Bento para o São Bento de Una.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capoeiras: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capoeiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: