Início » Pernambuco » Salgadinho


Salgadinho - Pernambuco



Salgadinho faz parte do estado de Pernambuco, localizado na microrregião do Médio Capibaribe. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Picarreira.

Ao final do século XVIII, as terras do atual município de Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes. Por volta de 1780, o patriarca João Idelfonso Alves Camelo construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, com uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura sobre o altar. No entorno desta capela surgiu o povoado e a lenda sobre o sino da igreja. A lenda conta que ao final da construção, faltava o sino. Um grupo de tropeiros com os burros carregados parou no local para descansar, em frente à casa grande e à capela. Ao retomar a viagem, recarregavam os burros quando observaram que o sino que traziam estava muito pesado. Sem conseguir levantar o sino, os tropeiros decidiram vendê-lo à família Alves Camelo. Após a partida dos tropeiros, o sino foi erguido sem dificuldade e conduzido à capela, o que foi considerado um milagre.

O distrito de Salgadinho era parte do território de Bom Jardim. Com a criação do município de João Alfredo, Salgadinho passou a ser distrito da nova cidade. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974,de 20 de dezembro de 1963.

História da cidade de Salgadinho Pernambuco - PE

Primitivamente, nos fins do século XVIII, Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes.

Dando evasão ao seu espírito religioso, o patriarca da família, João Idelfonso Alves Camelo, mandou construir nos idos de 1780 uma igrejinha sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, onde colocou sobre o altar uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura.

Como a maioria dos município brasileiros, Salgadinho tem também a sua lenda sobre a criação. Construída a igrejinha, faltava-lhe o sino. O seu construtor pensava em mandar um membro de sua família ao Recife para comprar o sino que faltava. Mas isto não foi preciso porque um milagre se operou.

Conta a lenda, que um dia um comboio de burros carregados, que voltavam da capital, surge em frente a Casa Grande da Fazenda e da citada igrejinha, onde debaixo de uma grande árvore os tropeiros pararam para descansar os animais. Após um longo descanso, preparavam-se os tropeiros para a partida, quando ao recarregarem os animais, notaram que, um pequeno sino por eles trazidos, havia aumentado tanto de peso que todos aqueles homens não tiveram, força suficiente para colocar o mesmo no lombo do animal e levá-lo ao seu lugar de destino.

Depois de muitos esforços, o chefe da tropa decidiu partir sem levar o sino, reconhecendo que havia ali acontecido um milagre, e o vendeu ao chefe da família Alves Camelo. Após a partida do comboio, uma pessoa, por curiosidade, tentou remover o sino, o que fez sem nenhuma dificuldade. Levantou-o pondo-o na cabeça e conduziu para a igrejinha, ao redor da qual foi se formando uma comunidade.

Gentílico: sagaldinense

Formação Administrativa

Em divisões, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Alfredo o distrito de Salgadinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Salgadinho permanece município de João Alfredo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974, de 20-12-1963, desmembra do João Alfredo. Sede no antigo distrito de Salgadinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Salgadinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Salgadinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: