Início » Pernambuco » Passira


Passira - Pernambuco



Passira faz parte do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos sede e Bengalas, e pelos povoados de Pedra Tapada, Poço do Pau, Vertente Seca e Candiais.

Existem registros de que o padre Ibiapina mandou construir no local uma capela dedicada a São José. O povoado se desenvolveu em torno da capela com o nome de Pedra Tapada, pois existiam na região tanques naturais em forma de pequena cacimbas, entre os vastos lajedos que se espalham no leito do rio.

A troca de nome deveu-se à serra Passira, próxima à cidade. O nome do município vem do tupi-guarani e quer dizer "acordar suave". O IBGE dá outro significado para o nome na língua tupi: segundo o historiador Sebastião Galvão, significa que acaba em ponta de flexa.

História da cidade de Passira Pernambuco - PE

Registros históricos revelam que em 1870 o missionário, Dr. José Antônio Ibiapina, mandou construir, na localidade, uma capela dedicado a São José. O povoado cresceu, inicialmente, com o nome de Pedra Tapada; topônimo motivado pela existência de tanques naturais em forma de pequena cacimbas, entre os vastos lajedos que se espalham no leito do rio.

A serra denominada Passira situada nas proximidades do povoado motivou a substituição do nome para Passira, vocábulo de origem tupy que, segundo o historiador Sebastião Galvão, significa: que acaba em ponta de flexa.

Gentílico: passirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pedra Tapada, pela lei municipal nº 2, de 19-12-1892, subordinado ao município de Limoeiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Pedra Tapada, figura no município de Limoeiro.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de Pedra Tapada passou a denominar-se Malhada.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Malhada ex-Pedra Tapada figura no município de Limoeiro.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Malhada, passou a denominar-se Passira.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Passira ex-Malhada figura no município de Limoeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Passira, pela lei estadual nº 4981, de 20-12-1963, desmembrado de Limoeiro. Sede no antigo distrito de Passira. Constituído de 2 distritos: Passira e Bengalas. Desmembrado de Limoeiro. Instalado em 24-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Passira e Bengalas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais.

Pedra Tapada para Malhada alterado, pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938. Malhada para Passira alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Passira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Passira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: