Início » Paraíba » São Bentinho


São Bentinho - Paraíba



São Bentinho é uma cidade localizada na microrregião de Sousa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 4.221 habitantes, distribuídos em 196 km² de área.

São Bentinho iniciou-se entre os sitios: São Bento ao norte e Várzea Redonda ao sul. É Cortada pela BR-230 por volta do quilometro 391, à qual vai de Cajazeiras à João Pessoa. A cidade tem acesso a rodovia estadual que interliga Coremas à Br-230.

No ano de 1937um dos habitantes do sítio Várzea Redonda chamado de Sebastião José Pereira (Basto Pereira) Resolveu construir uma casa, e escolheu um lugar deserto, sem vizinhos e sem a menor intenção de formar vila. Porém com o decorrer dos anos seus familiares e vizinhos de sua antiga moradia começaram a se agrupar naquela área.

História da cidade de São Bentinho Paraíba - PB

São Bentinho, nasceu entre as fronteiras do sítios: São Bento ao norte, e Várzea Redonda a Sul.

No ano de 1937 um morador do Sítio Várzea Redonda, conhecido pelo nome de Sebastião José Pereira (Basto Pereira). Morava em terrenos de terceiros. Resolveu construir uma casa, e escolheu este lugar, apesar de ser um deserto sem vizinhos, e com nenhuma intenção de formar vila. Mas com o decorrer do tempo foram chegando os seus familiares e vizinhos para também se agrupar naquela área.

São Bentinho tornou-se um lugar movimentado com a transmutação de pessoas das cidades de Coremas, Condado, Pombal e outros, já que é cortada pela BR 230 que da acesso a João Pessoa e Cajazeiras e pela rodovia estadual 426 que interliga São Bentinho a Coremas, tornando um lugar aprazível.

O Sr. Francisco Felino dos Santos, propietário daquelas terras, doou 50 braças quadradas do terreno para construção da Capela. Ao registrar o terreno convidaram o Padre Acacio Estrela Rolim para o lançamento da pedra fundamental e o batizado da vila que denominou de Valerianopolis, em homenagem ao Monsenhor Valeriano Pereira de Sousa. Mas a comunidade não se adaptou a este nome e logo voltaram a chamar de São Bento.

Reuniram-se mais uma vez para decidir o padroeiro da capela de São Bento, todos optaram por São Francisco de Assis em homenagem ao doador do terreno o Sr. Francisco Felinto.

São Bento foi elevado a categoria de cidade em 1994.

Gentílico: sãobentinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Bento ex-povoado, pela lei estadual nº 5165, de 09-08-1989, subordinado ao município de Pombal.

Em divisão territorial datada de 17-01-1991, o distrito de São Bento, figura no município de Pombal.

Elevado à categoria de município, com a denominação de São Bento, pela lei estadual nº 5933, de 29-04-1994, desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de São Bento, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 063, de 10-12-1997, o município de São Bento passou a denominar-se São Bentinho.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

São Bento de Pombal para São Bentinho alterado pela lei municipal nº 063, de 10-12-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Bentinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Bentinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: