Tudo sobre Catingueira Estado da Paraíba
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Catingueira
Coordenadas geográficas
O município de Catingueira fica localizado na latitude -7.12008 e longitude -37.6064 e faz parte do estado da Paraíba.
Tamanho do Território de Catingueira
Com um total de 529,457 km², Catingueira de extensão territorial.
População de Catingueira
De acordo com dados do IBGE, Catingueira possui aproximadamente 4.929 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Catingueira são chamados de catingueirense.
Administração municipal
Prefeito atual:SUELIO FELIX DE ALENCAR.
História de Catingueira - Paraíba
Catingueira, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Piancó e integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 4.812 habitantes. Área territorial de 529km².
É nessa cidade que ocorre todo o ano a tradicional festa religiosa do Padroeiro de Catingueira: São Sebastião.
O vocábulo Catingueira, utilizado para denominar o atual município, é originário de uma grande árvore, de mesmo nome (Caesalpinia pyramidalis), que havia às margens da estrada, que servia de abrigo para os viajantes. Eram tropeiros que transportavam cereais, em lombos de animais, unindo o Vale do Piancó, Sertão, Cariri e Brejo, nas primeiras manifestações de progresso e que elegeram o referido ponto como descanso obrigatório, dada à estrutura já existente, criada a partir de uma permanente busca aos animais desaparecidos. Historiadores do município, baseados em informações de Zé Cipriano, relatam que o Major Pedro Fírmino Aires, dono da fazenda Pedro Velho, mantinha um vaqueiro, a exemplo do que acontecia nas propriedades Serra Branca e Campo Grande. Dadas as extensas faixas de terra, era normal o desaparecimento de bovinos. Em uma missão de busca, o vaqueiro da Fazenda Pedro Velho, resolveu descansar debaixo da Catingueira, que se localizava onde hoje é o oitão nascente da atual Igreja, quando ouviu o trompete do cavalo de um colega, procedente da Fazenda Serra Branca, pertencente a Marcolino Soares. Os dois desenvolviam missão semelhante. Enquanto os cavalos pastavam, eles conversavam. Mais tarde surgia outro vaqueiro, desta feita, da Fazenda Campo Grande, hoje município de Emas. Ao final do bate-papo e, em meio ao insucesso da operação que desenvolviam, decidiram, então, marcar um novo encontro, no mesmo local, para desenvolverem as buscas em conjunto. E assim começava uma grande amizade entre o trio, que sempre convergia ao ponto inicial, chegando a construir uma casa de taipa, ao lado da árvore e, inclusive, viabilizando morada para uma senhora, a qual, durante muito tempo, deu suporte ao grupo, com relação à alimentação, água e abrigo. Chegaram também a construir um curral onde o gado encontrado era provisoriamente colocado. Paralelo ao trabalho dos tratadores do gado, veio o suporte fundamental dos homens da estrada.
História da cidade de Catingueira Paraíba - PB
A Cidade de Catingueira teve sua origem espotânea, pois a mesma originou-se devido a região ser composta de árvores das Caatingas denominadas Catingueira, pela designação do sertão de Piancó, onde os viajantes que por aqui passavam abrigavam-se em uma das árvores que aqui existia, por a mesma oferecer uma abrigo mais conhecido.
A família Pedro Velho Barreto iniciou a colonização área territorial de Catingueira em 28 de abril de 1.759. A senhora Joana Maria Marins, viúva de Pedro Velho Barreto adquiriu documentos de posse da referida área que a vários anos encontravam-se empossador. Nessa época foi comprada a casa feita de Torre, repartição incubida de fazer as vendas das terras, cuja concessão foi feita no governo de Dr. José Henrique de Carvalho. Esses habitantes foram desaparecendo não sabendo qual o ano. Assim sendo esta terra ficou sob responsabilidade de Joana de Abreu da Silva, Ana Joaquim e outros nomes ignorados.
Em 1.774, o sertão paraibano foi acometido de uma epidemia com o nome de cólera, que vinha devorando os seus habitantes. Em virtude disso a senhora Ana Joaquim da Silva e filhos fizeram uma prece a São Sebastião, para Catingueira fosse desviada do temoroso mal, que daria uma área da terra a São Sebastião, a qual foi acometida. A moléstia chegou até as cabaças, hoje município de Santa Terezinha da Silva estava perto de morrer sem pagar a promessa e pediu ao seu filho João Luís de Abreu que o pagasse.
Várias pessoas doaram terras ao patrimônio de São Sebastião, entre elas destacam-se as famílias: Correia, João Luis de Abreu, Fidel Rodrigues de Sousa, Benedito Alves de Abreu e o Coronel Firmino Ayres Albano Costa e sua esposa Dinamérica Ayres.
Catingueira emancipous-se em 04 de outubro de 1.959, através da Lei nº 2.144 de julho de
1.959.
Gentílico: catingueirense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Jucá, pela lei municipal nº 17, de 07-01-1896, subordinado ao município de Piancó.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Jucá, figura no município de Piancó.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Jucá passou a denominar-se Caatingueira.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caatingueira, figura no município de Piancó.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Catingueira, pela lei estadual nº 1144, de 15-07-1959, desmembrado de Piancó. Sede no antigo distrito de Catingueira Constituído de 2 distritos: Catingueira e Itajubatiba. Ambos desmembrados de Piancó. Instalado em 04-10-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Catingueira e Itajubatiba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Jucá para Caatingueira alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.
Alteração de grafia distrital
Caatingueira para Catingueira alterado, pela lei estadual nº 1144, de 15-07-1959.
Fonte: IBGE
DDD de Catingueira, Paraíba
83
Como fazer uma ligação para Catingueira:
0 + Operadora + 83 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
- Vivo: 015 + 83 + telefone
- Aerotech: 017 + 83 + telefone
- Claro: 021 + 83 + telefone
- GVT: 025 + 83 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
- TIM: 041 + 83 + telefone
- Sercontel: 043 + 83 + telefone
CEP de Catingueira
Prefeitura Municipal de CatingueiraEndereço: Rua Salgado Filho s/n, Centro, Catingueira - PB, CEP: 58715000
Telefone / Fax:(83) 34271119 (83) 34271119
Prefeito: SUELIO FELIX DE ALENCAR
Hospitais em Catingueira - PB
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde catingueirense.
Cartórios na cidade de Catingueira
Acesse a lista de Cartórios em Catingueira. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Catingueira Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Catingueira - PB e localizar ruas e endereços do município paraibano.
Hotéis e Pousadas em Catingueira
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Catingueira. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Catingueira
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Catingueira.
Municípios nas proximidades de Catingueira
Confira as cidades vizinhas de Catingueira - PB em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
(Jeremias 29:11)
Bíblia Online