Início » Paraíba » Santa Inês

Tudo sobre Santa Inês - Estado da Paraiba


Município de Santa Inês

Informações Gerais sobre Santa Inês

Qual a localização da cidade de Santa Inês?

O município de Santa Inês pertence ao estado Paraíba, ele fica localizado na latitude -7.621 e longitude -38.554.

Qual é o tamanho do território de Santa Inês?

324,425 km².

Qual a população de Santa Inês?

Aproximadamente 3.597 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Santa Inês?

santineense.

Quem é o prefeito da cidade de Santa Inês?

Atualmente a cidade é administrada por JOÃO NILDO LEITE do PDT.

Avaliação geral do município: 4.6 / 5 para Santa Inês por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Santa Inês, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 3.834 habitantes. Área territorial de 324 km².

Por volta do século XVIII habitavam estas terras os índios Coremas e Panatis, descendentes dos Silvícolas e Cariris oriundo do Ceará. Os índios viviam apossados em grandes porções de terras que mais tarde foram tomadas pelo “Barão Andrelino Pereira da Pitombeira”, depois vendidas às referidas terras por sistema de datas. Sabe-se que alguns desses compradores foram “Félix Pereira dos Reis” e “Manoel Vieira”, vindos de Triunfo-PB e “Antônio Abílio” conhecido por Antônio do Capim. Aqui se fixaram e deram origem a nossa população. Já no século XIX foi doado um patrimônio pela Senhora “Jovelina Vieira de Oliveira”, onde foi erguida uma Capela em honra de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Santa de sua devoção. As famílias foram se estabelecendo neste patrimônio, quando deram origem ao Povoado de “Capim” Município de Conceição. Na década de sessenta, o Padre José Raimundo de Sousa Neto, pároco de Conceição, empenhou-se em construir uma nova Igreja que comportasse os fies desta localidade, foi quando a Senhora “Marciana Vieira do Nascimento”, doou um terreno para construção de uma Igreja e uma Praça. Foi erguida a Igreja e tem como padroeira Santa Inês e, a Praça recebeu o nome da doadora do terreno Praça Marciana Vieira. O Povoado logo passou a Distrito por força da Lei Nº 4.157 de 20 de julho de 1980. Mais tarde acendeu-se na vontade do povo um espírito de luta por um Município independente onde, o então prefeito de Conceição - PB, João Deon Benício Diniz, foi prestativo e democrátio ao providenciar, juntamente aos demais poderes, a realização do Plebiscito Baseando-se no Cap. I, Art. 18, Parágrafo 4º da Constituição Federal (

História da cidade - Santa Inês Paraíba - PB

Por volta do século XVIII habitavam estas terras os índios Coremas e Panatis, descendentes dos Silvícolas e Cariris oriundo do Ceará. Os índios viviam apossados em grandes porções de terras que mais tarde foram tomadas pelo Barão Andrelino Pereira da Pitombeira, depois vendidas às referidas terras por sistema de datas. Sabe-se que alguns desses compradores foram Félix Pereira dos Reis e Manoel Vieira, vindos de Triunfo-PB e Antônio Abílio conhecido por Antônio do Capim. Aqui se fixaram e deram origem a nossa população.

Já no século XIX foi doado um patrimônio pela Senhora Jovelina Vieira de Oliveira, onde foi erguida uma Capela em honra de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Santa de sua devoção. As famílias foram se estabelecendo neste patrimônio, quando deram origem ao Povoado de Capim Município de Conceição. Na década de sessenta, o Padre José Raimundo de Sousa Neto, pároco de Conceição, empenhou-se em construir uma nova Igreja que comportasse os fies desta localidade, foi quando a Senhora Marciana Vieira do Nascimento, doou um terreno para construção de uma Igreja e uma Praça. Foi erguida a Igreja e tem como padroeira Santa Inês.

O Povoado logo passou a Distrito por força da Lei nº 4.157 de 20/07/80. Mais tarde acendeu-se na vontade do povo um espírito de luta por um Município independente onde, se destacou nessa luta o jovem advogado, filho desta terra Dr. João Nildo Leite, percorrendo seis anos de luta conseguiu junto aos poderes públicos, os requisitos exigidos pelo Estado, para se realizar o Plebiscito Baseando-se no Cap. I, Art. 18, Parágrafo 4º da Constituição Federal (§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em lei complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.) Em 15/11/93 foi realizada a Eleição do Plebiscito sendo favorável à Emancipação Política do Povoado Capim. Logo após foi criada pela Câmara dos Deputados a Lei nº 5.908/94 criando o Município de Capim.

Em 1996 foi mudado o nome de capim para Santa Inês. No dia 03 de outubro do mesmo ano houve a Eleição Democrática para Prefeito e no dia primeiro de janeiro de 1997 foi apossado o primeiro Prefeito Constitucional da nova cidade, juntamente com a Câmara Legislativa composta de nove (09) Vereadores. Em 18 de Outubro de 1999 foi sancionada a Lei 038/99, criando a Bandeira do Município, inspirada no Alto do Cruzeiro, ponto culminante da Zona Urbana, onde há um cruzeiro com a imagem do Coração de Jesus, o qual foi erguido no ano de 1940, pelo Senhor Manoel Vieira Terto, passando os fies a fazer do local um ponto de romaria, tornando-se hoje um marco gráfico e simbólico do Município.

A nossa bandeira de autoria do Engenheiro Mecânico, filho desta terra, Dr. Zesildo Leite Vieira. As cores que lhe deram origem foram: Verde: representa as nossas matas, Amarelo: riqueza do nosso solo, Azul: o céu Branco: a paz.

Gentílico: santainesense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Capim, pela lei estadual nº 4157, de 20-07-1980, subordinado ao município de Conceição.

Em divisão territorial datada de I-VII-1983, o distrito de Capim, figura no município de Conceição.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com denominação de Santa Inês, pela lei estadual nº 5908, de 29-04-1994, desmembrado de conceição. Sede no atual distrito de Santa Inês ex-Capim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Capim para Santa Inês alterado, pela lei estadual nº 5908, de 29-04-1994.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Santa Inês?

83

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Santa Inês:

0+Operadora+83+Telefone de destino

Como ligar para Santa Inês pela

CTBC Telecom:012 + 83 + telefone
Vivo:015 + 83 + telefone
Aerotech:017 + 83 + telefone
Claro:021 + 83 + telefone
GVT:025 + 83 + telefone
Oi Telemar:031 + 83 + telefone
TIM:041 + 83 + telefone
Sercontel:043 + 83 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Santa Inês?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Santa Inês Paraíba o CEP geral é 58978000.

Prefeitura Municipal de Santa Inês

Endereço: Av. 29 de Abril, 96, Centro, Santa Inês - PB, CEP: 58978000
Telefone / Fax:(83) 3488-1023 (83) 3488-1000
Prefeito: JOÃO NILDO LEITE do PDT

Hospitais no município de Santa Inês - Paraíba

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santineense.

Relação de Cartórios no município de Santa Inês PB

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Santa Inês com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Santa Inês Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Santa Inês-PB, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraibano.



Hotéis e Pousadas na cidade de Santa Inês

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Santa Inês, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Santa Inês

No momento não encontramos vagas de emprego em Santa Inês / PB, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Santa Inês

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Santa Inês, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Santa Inês do Estado da Paraiba

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), - :

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Santa Inês

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Santa Inês-PB em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Conceição - 9.70 km
Ibiara - 22.6 km
Santana de Mangueira - 26.6 km
Bonito de Santa Fé - 34.4 km
São José do Belmonte - 34.5 km
Mauriti - 35.4 km
Diamante - 39.3 km
Curral Velho - 40.6 km
Boa Ventura - 44.4 km
Manaíra - 45.2 km
Monte Horebe - 46.4 km
Brejo Santo - 49.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Santa Inês: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Santa Inês através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

×

Página de Santa Inês

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Santa Inês
Última Atualização: 24/09/2021

Você conhece Santa Inês? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços

 

Compartilhe Esta Página: