CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Início » Paraíba » Caaporã

Caaporã - Estado da Paraiba

Município de Caaporã

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Caaporã pertence ao estado Paraíba, ele fica localizado na latitude -7.51351 e longitude -34.9055.

Qual é o tamanho do território de Caaporã?

150,168 km².

Qual a população?

Aproximadamente 21.698 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Caaporã?

caaporãense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por CRISTIANO FERREIRA MONTEIRO.

4.5 de 5 estrelas para o Município caaporãense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 02/07/2022 - Caaporã - Paraíba.

Caaporã é uma cidade localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 20.653 habitantes, distribuídos em 150 km² de área.

"Caaporã" é um termo oriundo da língua tupi e significa "mata bonita", através da junção dos termos ka′a ("mata") e porang ("bonito").

Em 1800, as terras que hoje compõem o município pertenciam ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú ao Sr. João de Sá. Em 27 de dezembro de 1964 ela foi emancipada, hoje tem aproximadamente 25 mil habitantes. Quanto a localidade situava-se no caminho de acesso às praias de Pitimbu e Acaú por onde os moradores de Goiana costumavam passar a caminho do mar. O povoado desenvolveu-se à beira deste caminho.

História da cidade de Caaporã Paraíba - PB

Definitivamente, o atual município de Caaporã foi conhecido como "Boca do Mato", denominação essa, originária de linguagem indígena, "Caa-Doca e Porã-Mato". Sabe-se, que Boca da Mata pertencia ao Sr. José de Sá e ao Coronel Monteiro. Por volta de 1843, o local fazia parte de uma vereda por onde passavam viajantes procedentes de Goiana com destino às praias de Pitimbu e Acaú. Situava-se na região da Fazenda "Tabú", de propriedade da família Lundgren, do Rio Tinto. Com o passar dos anos foram sendo construídas casas à margem da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade longitudinal, leste a costa, com aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Evolução Histórica - Fundação do povoado

Em 1800, "Boca da Mata" pertencia ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú para Sr. João de Sá. O local fazia parte de um vereda, por onde passava viajantes, procedentes de goiana, com destino às praias de Pitimbu e Acaú.

Em 1917 a 1918, os referidos donos venderam sua propriedades ao Sr. Coronel Alberto Lundgren, que posteriormente fixou residência na fazenda Tabú, que já habitada por escravos, foi se desenvolvendo surgindo casas às margens da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade com grande extensão. Seus primeiros alicerces surgiram as margens de uma vereda que posteriormente veio a ser Vila. Origem do nome

Caaporã - Palavra de origem indígena formada da junção dos nomes "Caa e Porã" Mata. Por isso nossa cidade era conhecida como Boca da Mata.

Gentílico: caaporãense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caaporã, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943,subordinado com parte da área do distrito de Pedras de Fogo, subordinado ao município de Maguari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Caaporã, figura no município de Maguari.

Pela lei estadual nº 136, de 30-09-1948, o município de Maguari passou a denominar-se Cruz do Espírito Santo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caapora, figura no município dea Cruz e do Espírito Santo.

Pela lei estadual nº 895, de 11-03-1953, o distrito de Caaporã, passou a fazer parte do novo município de Pedras de Fogo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caapora, figura no município de Pedras Fogo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caaporã, pela lei estadual nº 3130, de 27-12-1963, desmembrada de Pedras de Fogo. Sede no antigo distrito de Caapora. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela lei nº , de é criado o distrito de Cupissura e anexado ao município de Caaporã.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Caaporã e Cupissura.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o DDD da Cidade Caaporã?

83

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Caaporã:

0 + Operadora + 83 + Telefone de destino

Como ligar para Caaporã pela

CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
Vivo: 015 + 83 + telefone
Aerotech: 017 + 83 + telefone
Claro: 021 + 83 + telefone
GVT: 025 + 83 + telefone
Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
TIM: 041 + 83 + telefone
Sercontel: 043 + 83 + telefone
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caaporã CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Caaporã Paraíba o CEP geral é 58326000.

Prefeitura Municipal de Caaporã

Endereço: Rua Salomão Veloso, 30, Centro, Caaporã - PB, CEP: 58326000
Telefone / Fax:(83) 3286-2100 (83) 3286-2107
Prefeito: CRISTIANO FERREIRA MONTEIRO

Hospitais no município de Caaporã - Paraíba

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde caaporãense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Caaporã com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Caaporã Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Caaporã-PB, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraibano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Caaporã, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Caaporã

Copeiro
Vaga de emprego cadastrada em 07/04/2022
Caaporã - PB

Preparar cafés inclusive capuccinos, observar segurança do local de trabalho, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, limpar balcão e bancada, abrir garrafas, separar frutas, substituir cinzeiros se for o caso;...

Passador Carnes
Vaga de emprego cadastrada em 07/04/2022
Caaporã - PB

Servir especialmente os diversos tipos de carne e manusear facas de corte. Executar cortes finos e precisos, fatiando a carne do espeto, de acordo com a temperatura requisitada, determinando assim a experiência do cliente na hora da degust...

Garçom
Vaga de emprego cadastrada em 07/04/2022
Caaporã - PB

Servir mesas, cuidar da mase in place, quando for o caso, entregar a conta aos clientes, zelar pelo bom atendimento de sua praça...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Caaporã

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Caaporã, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região caaporãense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Caaporã, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Caaporã

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Caaporã-PB em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Alhandra - 9.31 km
Goiana - 11.2 km
Pitimbu - 11.2 km
Condado - 22.9 km
Itambé - 23.7 km
Pedras de Fogo - 26.0 km
Itaquitinga - 27.1 km
Ilha de Itamaracá - 27.3 km
Itapissuma - 28.3 km
Conde - 28.4 km
Igarassu - 35.0 km
Araçoiaba - 35.7 km
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Caaporã através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 02/07/2022

Você conhece Caaporã? Deixe seu comentário:

Seriços