Início » Pará » Ourém


Ourém - Pará



Ourém faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 01º33′07" sul e a uma longitude 47º06′52" oeste, estando a uma altitude de 40 metros. A população avaliada em 2004 era de 15.262 habitantes. Possui uma área de 602,5659km².

Conhecida como A Pérola do Guamá, o município de Ourém, localizado no nordeste do Estado, encanta não somente por suas belezas naturais - matas virgens e igarapés de água cristalina, como também pela simplicidade e acolhimento dos ouremenses. O pequeno povoado, fundado por famílias açorianas no século XVIII, é hoje um município com grande potencial turístico, mas ainda inexplorado.

Logo na chegada, o visitante tem uma prévia do que encontrará: a divisa com Bonito - a ponte sobre o rio Caeté - é o marco inicial da cidade e também parada obrigatória para que o visitante se delicie com um bom banho de rio. Aliás, o que não faltam são opções para banhos, já que a cidade também possui o título de paraíso dos igarapés. Além do rio Guamá, que fica na parte central, existem mais de 12 igarapés, todos com água cristalina filtrada pela jazida de seixo existente em Ourém, a maior do Pará.

História da cidade de Ourém

A origem histórica do Município de Ourém, localizado na zona fisiográfica Guajarina, data de 1727, quando Luiz de Moura chegou à localidade onde se encontra a Sede Municipal, e edificou uma casa-forte a fim de criar uma posição oficial e estabelcer-se no Rio Guamá.

O povoado se desenvolveu ao redor dessa residência e, em 1753, adquiriu categorias de Freguesia do Divino Espírito Santo e de Vila denominada Ourém. Na ocassião era formada de 150 índios, tomados a contrabandistas, e famílias procedentes dos Açores, para colonizar o Estado do Pará.

Com a instalação do município, 1762, Ourém entrou para independência. Entretanto, mais tarde, o seu território veio a sofrer inúmeras depredações durante o conflito da Cabanagem.

Em virtude de dissensões políticas, em 1887, o município foi extinto. A restauração deu-se dois anos depois. Em 1931, sofreu nova extinção, restabelecendo-se, porém, em 1933.

O topônimo, de origem lusa, foi dado à localidade pelo então Governador e Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Gentílico: ouremense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Ourém. Em 1753, sede na vila de Ourém. Instalado em 1762.

Pela lei provincial nº 14, de 09-09-1838, é criado o distrito de Irituia e anexado ao município de Ourém.

Pela lei provincial nº 534, de 12-10-1857, desmembra do município de Ourém o distrito de Irituia. Elevado à categoria de município.

Pela lei Provincial nº 1307, de 28-11-1887, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de São Miguel do Guamá.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Ourém em, 1889.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 564, de 30-12-1931, é extinta novamente a Vila de Ourém, sendo seu território anexado ao município de São Miguel do Guamá.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ourém, pelo decreto estadual nº 856, de 23-01-1933, desmembrado de São Miguel do Guamá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Ourém, Jacarequara, Tentugal e Tupinambá.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, é extinto o distrito de Tentugal, sendo seu território anexado ao distrito de Ourém.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, é recriado o distrito de Tentugal com terras desmembradas do distrito sede de Ourém e anexado ao município de Ourém.

Em divisão territorial datada de 1960, o município é constituído de 2 distritos: Ourém e Tentugal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1970.

Pela lei nº , de , é criado o distrito de Garrafão e anexado ao município de Ourém.

Pela lei estadual nº 5445, de 10-05-1988, desmembra do município de Ourém o distrito de Garrafão. Elevado à categoria de município com a denominação de Garrafão do Norte.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ourém: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ourém? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Jovelina martins Ferreira Pereira Guimaraes's avatarJovelina martins Ferreira Pereira Guimaraes

    Preciso encontrar os filhos Jaqueline Reis da silva Janilson Reis da silva e Aurelio Reis da Silva filhos da sra. Ilda Reis da Silva.

    O pai desses filhos é José Alves da Silva, ele do estado de Minas Gerais. Mas há muito tempo morando no estado do Tocantins na cidade de Palmas.

    Agradecço muito pela indicação de contato para fins

    de localização.

    Jovelina

    #2 – 19/02/2016 - 12:57

  2. Jovelina martins Ferreira Pereira Guimaraes's avatarJovelina martins Ferreira Pereira Guimaraes

    Procuro localizar a familia da Dona Ilda Reis da Silva e filhos - Jaqueline Reis da Silva, Janilson Reis da Silva, Aurelio Reis da Silva.

    Sendo o pai e companheiro o sr José Alves da Silva, onde o mesmo esteve na cidade de Ourèm em anos anteriores. Vindo para o então Estado do Tocantins cidade de Palmas.

    Procuro localizar devido hoje ele se encontrar doente e reencontrar seus filhos. Pois deixou a vida transcorrer sem essa ligação nos momentos oportunos.

    Favor, me ajudem nessa procura.

    Mande mensagem para o email: [email protected] ou [email protected]

    Grata.

    Jovelina

    #1 – 18/02/2016 - 13:55

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: