Início » Pará » Capitão Poço


Capitão Poço - Pará



Capitão Poço faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 01º44′47" sul e a uma longitude 47º03′34" oeste, estando a uma altitude de 73 metros. A população avaliada em 2004 era de 52 055 habitantes. É mais conhecido por ser um grande produtor de laranja.

Sua história está vinculada de maneira direta ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras que resultaram na instalação de imigrantes, originários de outras partes do território. Para ser constituído como município houve necessidade de desmembrar área patrimonial do município de Ourém.

Capitão Poço recebeu este nome em homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da caravana de pioneiros que no mês de junho de 1945, chegou até local onde hoje se localiza a sede do município, ele era um pirata cuja nacionalidade supõe-se que foi espanhol ou peruano, porém devido a dificuldade na pronúncia, passou a chamar-se Capitão Poço.

História da cidade de Capitão Poço

Sua história está vinculada de maneira direta ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras que resultaram na instalação de migrantes, originários de outras partes do país em território paraense, sob influência da Belém-Brasília.

Em área pertencente ao Município de Ourém, foi instalada uma frente pioneira que passou a ser chamada de Capitão Poço, no transcurso dos anos 1950. O nome desta frente representou uma homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da primeira caravana de pioneiros que no mês de junho de 1955 chegou até o local onde hoje se localiza a sede do Município, que foi batizado como Capitão Poço.

Sabe-se que as terras de Capitão Poço são propícias para o cultivo da malva, arroz e pimenta-do-reino, e o povoamento das mesmas foi feita por descendentes de nordestinos.

Gentílico: capitão-pocense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Capitão Poço, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Ourém. Sede no atual distrito de Capitão Poço ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capitão Poço: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capitão Poço? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: