Início » Pará » Barcarena

Tudo sobre Barcarena - Estado do Para


Município de Barcarena

Informações Gerais sobre Barcarena

Qual a localização da cidade de Barcarena?

O município de Barcarena pertence ao estado Pará, ele fica localizado na latitude -1.51187 e longitude -48.6195.

Qual é o tamanho do território de Barcarena?

1310,588 km².

Qual a população de Barcarena?

Aproximadamente 122.294 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Barcarena?

barcarenense.

Quem é o prefeito da cidade de Barcarena?

Atualmente a cidade é administrada por JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES.

Avaliação geral do município: 4.4 / 5 para Barcarena por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Barcarena faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 01º30′21" sul e a uma longitude 48º37′33" oeste, estando a uma altitude de 15 metros em relação do nível do mar. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 92.567 habitantes (estimativa do ano 2009).Segundo algumas informações muito lacunares o nome "Barcarena" se originou da presenca, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada como "Arena" e a qual os habitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena.Segundo levantamentos mais recentes o nome deste município se originou da política pombalina na região amazônica.

A cidade é um importante pólo industrial, onde é feita a industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. A economia tem base tradicional na Agricultura, mas também avança com o turismo e com as indústrias instaladas na cidade, gerando crescimento econômico para o município e para o Estado do Pará. É em Barcarena que está localizado o maior porto do Estado do Pará: o Porto de Vila do Conde.

Barcarena possui uma variedade muito grande quando o assunto é hospedagem. São empreendimentos que vão do mais simples aos mais requintados que a realidade local oferece. Mas o grande diferencial é a Casa da Árvore em plena Praia do Caripi e com o conforto necessário para que a visita se torne uma excelente e inesquecivel lembrança.

História da cidade de Barcarena

Os primeiros habitantes foram os índios Aruans, os mesmos que durante a Colônia foram catequizados pelos padres jesuítas, elevando, posteriormente, o povoado à categoria de freguesia, sob a invocação de São Francisco Xavier de Barcarena, no ano de 1758, não havendo registros históricos mais exatos.

Antes de 1709, as terras, hoje ocupadas pelo município de Barcarena, eram conhecidas pelo nome de Fazenda Geribirié e, mais tarde, como Missão Geribirié, de propriedade dos padres jesuítas, antes de converter-se em Freguesia de São Francisco Xavier de Barcarena.

Sua história se acha bastante vinculada até os primeiros trinta anos de século XX, aos acontecimentos politicos-administrativos e territoriais do município de Belém.

Referem-se igualmente, os seus historiadores que o nome desse municípios se originou da presença, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada como Arena, e à qual os habitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida com Barcarena.

Gentílico: barcarenense

Formação administrativa

Freguesia criada com a denominação de São Francisco Xavier de Barcarena, em 1758.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barcarena, pela lei estadual nº 494, de 10-05-1897, desmembrado de Belém. Constituído do distritos sede. Instalado em 02-01-1898.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de I-IX-1920, Barcarena aparece como distrito do município de Belém.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Barcarena permanece no município de Belém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Barcarena permence no município de Belém.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Barcarena, pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, desmembrado de Belém. Sede no antigo distrito de Barcarena. Constituído de 2 distritos: Barcarena e Murucupi ex-Conde. Instalado em 03-01-1944.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Barcarena e Murucupi

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Barcarena e Murucupi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

São Francisco Xavier de Barcarena para Barcarena alterado, pela lei estadual nº 494, de 10-05-1897.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Barcarena?

91

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Barcarena:

0 + Operadora + 91 + Telefone de destino

Como ligar para Barcarena pela

CTBC Telecom: 012 + 91 + telefone
Vivo: 015 + 91 + telefone
Aerotech: 017 + 91 + telefone
Claro: 021 + 91 + telefone
GVT: 025 + 91 + telefone
Oi Telemar: 031 + 91 + telefone
TIM: 041 + 91 + telefone
Sercontel: 043 + 91 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Barcarena?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Barcarena Pará o CEP geral é 68445000.

Prefeitura Municipal de Barcarena

Endereço: Av. Cronge da Silveira, 438, Centro, Barcarena - PA, CEP: 68445000
Telefone / Fax:(91) 3753-1255 / 1818 / 1269 (91) 3753-1055/ 3319/ 1144
Prefeito: JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES

Hospitais no município de Barcarena - Pará

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde barcarenense.

Relação de Cartórios no município de Barcarena PA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Barcarena com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Barcarena Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Barcarena-PA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paraense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Barcarena

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Barcarena, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Barcarena

Coordenador (a) Manutenção Terminal
Vaga de emprego cadastrada em 01/12/2021
Barcarena - PA

- Planejar, programar e acompanhar as manutenções preditiva, preventiva e corretiva das atividades mecânicas; - Monitorar o desempenho dos equipamentos do Terminal, a fim de garantir a conservação e o bom funcionamento das máquinas; - M...

Supervisor (a) Terminal
Vaga de emprego cadastrada em 01/12/2021
Barcarena - PA

- Acompanhar os processos de recebimento e armazenagem de grãos e embarque de navios, garantindo a qualidade do produto; - Controlar e contribuir com o planejamento orçamentário do setor; - Acompanhar os KPI´s da área operacional; - F...

Assistente Operações
Vaga de emprego cadastrada em 27/11/2021
Barcarena - PA

- Apoiar a realização das análises e execução das atividades relacionadas às Operações e Exportação de produtos; - Controlar e orientar o fluxo de operações relacionados a exportação de grãos; - Realizar a entrega dos documentos de esta...

Analista de Projetos sênior
Vaga de emprego cadastrada em 27/11/2021
Jund Empregos - Barcarena - PA

Analista de Projetos sênior Irá elaborar planos de execução, comunicação e acompanhamento do projeto. Beneficios: Formação Acadêmica: Superior completo. Experiência: Necessário experiência como analista de projetos sênior. Salário: A combin...

Coordenador de Projetos Sociais
Vaga de emprego cadastrada em 27/11/2021
Jund Empregos - Barcarena - PA

Coordenador de Projetos Sociais Irá coordenar o planejamento, detalhamento, estimativa de custos e cronograma de projetos. Beneficios: Formação Acadêmica: Superior completo. Experiência: Necessário experiência como coordenador de projetos s...

Analista de Projetos júnior
Vaga de emprego cadastrada em 26/11/2021
Jund Empregos - Barcarena - PA

Analista de Projetos júnior Irá elaborar planos de execução, comunicação e acompanhamento do projeto. Beneficios: Formação Acadêmica: Superior completo. Experiência: Necessário experiência como analista de projetos júnior. Salário: A combin...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Barcarena

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Barcarena, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Barcarena do Estado do Para


Municípios vizinhos de Barcarena

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Barcarena-PA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Belém - 15.7 km
Ponta de Pedras - 30.2 km
Ananindeua - 31.8 km
Marituba - 35.1 km
Abaetetuba - 37.0 km
Benevides - 45.0 km
Moju - 45.1 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Barcarena: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Barcarena através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: dialogochino.net
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: c8.alamy.com
Fonte: arsepbarcarena.com.br
Fonte: c8.alamy.com
Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: upload.wikimedia.org
×

Página de Barcarena

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Barcarena
Última Atualização: 05/12/2021

Você conhece Barcarena? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços