Início » Pará » Ananindeua

Ananindeua - Pará

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Ananindeua e arredores.

Ananindeua é uma cidade localizada no estado do Pará, distante cerca de 19km da capital do estado. Localizado na Região Metropolitana de Belém, é o segundo município mais populoso do estado, e o terceiro da Região Amazônica. Sua população é estimada em 471.744 habitantes, segundo dados do IBGE.

O nome Ananindeua é de origem tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém.

História da cidade de Ananindeua

As terras onde está localizado o Município de Ananindeua são provenientes do antigo território da circunscrição belenense, vizinho da Capital do Estado. A localização é das mais convenientes e importantes, pois, além da proximidade de Belém, a atração de agrupamentos populacionais, bem como as acessíveis possibilidades de trabalho e a ocorrência de vias fáceis de transporte são fatores relevantes para a posição que ocupa.

O topônimo, de origem tupi, significa lugar de ananim, abundância de ananim. Ananim ou anini, é uma gutiferácea que tem sapopemas em forma de joelhos e flores escarlates muito abundantes. Produz uma resina chamada cerol.

O nome de Ananindeua originou-se da grande quantidade de árvores chamadas anani, que existiam ali em tempos remotos, especialmente à margem do igarapé que recebeu o nome de Ananindeua.

Quanto às origens históricas e à sua evolução, Ananindeua remonta a meados do Século XIX, quando surgiu de uma parada da extinta Estrada de Ferro de Bragança, com o mesmo nome.

Gentílico: ananindeuenses

Formação administrativa

O Município foi criado em 30 de dezembro de 1943, pela Lei Estadual n.º 4.505.

Na ocasião, figurava com o Distrito-Sede, Engenho Araci, Benfica e Benevides. Atualmente, compõe-no o da Sede (Ananindeua).

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Ananindeua: Imagens da cidade e Região

imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-1
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-2
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-3
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-4
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-5
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-6
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-7
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-8
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-9
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-10
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-11
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-12
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-13
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-14
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-15
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-16
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-17
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-18
imagem de Ananindeua+Par%C3%A1 n-19

Você conhece Ananindeua? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: