Início » Mato Grosso do Sul » Coronel Sapucaia


Coronel Sapucaia - Mato Grosso do Sul



Coronel Sapucaia é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

O município de está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Encontra-se a uma latitude 23º16′18" Sul e a uma longitude 55º31′45" Oeste. Distâncias:

Latossolo roxo

História da cidade de Coronel Sapucaia

Coronel Sapucaia foi um dos distritos do ´Patrimônio da União´ do município de Ponta Porã, sendo que seu primeiro nome era Nhu-Verá. Por ali entravam a maioria dos paraguaios concentrados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate. Os paraguaios vinham a pé, e chegando a esse local, de longe avistaram os extensos campos que brilhavam ao reflexo do sol, batizando o lugar de Nhu-Verá (nome discritivo em língua guarani, que significa ´Campo que Brilha´).

Quando a comarca de Nioaque distinguiu seus pontos políticos (na Divisão Administrativa Judiciária Territorial), este lugar foi reconhecido com o nome de distrito de Nhu-Verá.

No ano de 1947, acabado o prazo do controle que a Cia. Mate Laranjeira mantinha com o Estado de Mato Grosso, a região compreendida pelo contrato passou a ser liberada para a ocupação, principalmente as paragens de carretas, que a Companhia Mate Laranjeira não ocupava mais, a fim de serem fracionadas e divididas entre os povoadores.

No dia 2 de dezembro de 1938 foi expedida Certidão para criação do Patrimônio da povoação de Nhu-Verá, denominada agora como distrito de Paz de Antônio João, com área territorial de 1.415 hec., situada no município de Ponta Porã e depois, consequentemente, no município de Amambai.

O patrimônio da povoação de Nhu-Verá passou a denominar-se Antônio João, em homenagem ao Herói Militar Brasileiro que morreu na guerra contra o Paraguai (1864-1870).

No dia 6 de dezembro de 1948, com a nova fixação da Divisão Administrativa e Judiciária Territorial, o distrito de Paz de Antônio João, pertencente ao município de Amambai, passou a pertencer à Comarca de Amambai, o distrito, já então com o nome de Coronel Sapucaia, passou a fazer parte da Comarca de Amambai.

O nome Coronel Sapucaia veio-lhe em reconhecimento das ações do grande Herói Militar que pacificou toda região fronteiriça da qual o município faz parte.

Depois de muita luta da comunidade e seus representantes, Coronel Sapucaia foi elevada a município pela Lei nº 623, de 30 de dezembro de 1985.

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Ponta Porã, o distrito com a denominação de Antônio João (ex-povoado de Nhu-Verá).

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 208, de 26-10-1938, este distrito adquiriu o território do extinto distrito de Paranhos, do mesmo município de Ponta Porá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Antônio João figura no município de Ponta Porá.

Pela Lei Estadual nº 131, de 28-09-1948, o distrito de Antônio João deixa de pertencer ao município de Ponta Porã para ser anexado ao novo município de Amabaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Antônio João, figura no município de Amambaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual nº 2774, de 13-10-1967, o distrito de Antônio João passou a denomina-se Coronel Sapucaia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Coronel Sapucaia (ex-Antônio João), figura no município de Amambaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Coronel Sapucaia, pela Lei Estadual 623, de 30-12-1985, desmembrado do município de Amambaí.

Sede no antigo distrito de Coronel Sapucaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1987.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Antônio João para Coronel Sapucaia, alterado pela Lei Estadual nº 2774, de 13-10=-1967.

Transferência distrital

Pela Lei Estadual nº 131, de 28-09-1948, transfere o distrito do município de Ponta Porá para o de Amambaí.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Coronel Sapucaia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Coronel Sapucaia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: