Início » Mato Grosso do Sul » Aral Moreira

Município de Aral Moreira

Tudo sobre Aral Moreira - Estado de Mato Grosso do Sul


Aral Moreira é um município que pertence ao Estado de Mato Grosso do Sul, o tamanho total de seu território é 1655,660 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 11.963 habitantes, quem nasce em Aral Moreira (gentilício) chama-se: aral-moreirense.
As coordenadas geográficas de Aral Moreira, Mato Grosso do Sul são: latitude: -22.9385 e longitude: -55.6334, atualmente a cidade é administrada por ALEXANDRINO ARÉVALO GARCIA do PR.

Avaliação geral do município: 4.5 / 5 para Aral Moreira por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Aral Moreira é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.

O município de Aral Moreira está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Encontra-se na latitude de 22º11’28” Sul e longitude de 55°56’51” Oeste. Distâncias:

No município de Aral Moreira são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio de Latossolo. São solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, caracterizados por apresentarem um horizonte B latossólico. No geral, são profundos e muito profundos, bem drenados e acentuadamente drenados, friáveis e bastante porosos.

Aral Moreira

O desbravamento do município de Ponta Porã começou pela região de Aral Moreira.

Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú, fundava a Cia. Mate Laranjeira, e iniciava a exploração da erva mate. Estava dando inicio ao Ciclo da Erva-Mate no sul do Estado, que duraria mais de 60 anos.

Inicialmente o número de brasileiros na região era pequeno. A maior parte da mão de obra empregada na extração de erva-mate era paraguaia.

No final do Século XIX famílias riograndenses, fugindo da revolução, chegaram ao município e, maravilhados com os vastos campos que encontraram, deram inicio a atividade do pastoreio na região.

Na década de 1940, em pleno Século XX, o município recebe nova leva de famílias vindas do Rio Grande do Sul. Anteriormente tinham vindo os Marques, os Freire, os Maciel e outros. Posteriormente vieram os Cardinal, os Portela, os Bataglin, entre outros. São os pioneiros na colonização do futuro município de Aral Moreira.

Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica. Após o corte das importações da erva-mate pelo governo da Argentina, a atividade entra em declínio na região.

A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município passa a fazer parte do Território Federal de Ponta Porã (Dec.- Lei n.º 5.812) e é integrada ao Estado de Mato Grosso em l8 de julho de 1946.

Na década de 1950, o presidente Getúlio Vargas cria a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Infelizmente a distribuição das terras inicialmente foi feita com objetivos políticos.

Em 15 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 702, é criado o Distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na então Vila de Rio Verde, atual Vila Caú.

A partir de 1970 começaram a chegar paranaenses e riograndenses ao distrito de Rio Verde do Sul. São as famílias Soligo, Bonacina, Dall´Algnoll, Cerruti, Pierezan, David, entre outras, que irão influenciar definitivamente no progresso e no desenvolvimento da futura cidade.

A história da região é bastante rápida. Com o surto de desenvolvimento da pecuária e da agricultura, Aral Moreira passa de Distrito à Município em curto espaço de tempo. Sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul, teve como sede a Vila Caú.

Quando da emancipação política do Município, o Distrito de Vila Fronteira Rica, por sua densidade populacional, é escolhido como sede da cidade que estava nascendo.

O nome do município é em homenagem póstuma ao Deputado Estadual Aral Moreira.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Verde do Sul, pela Lei Estadual nº 702, de 15-12-1953 (ex-povoado), subordinado ao município de Ponta Porã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Rio Verde do Sul figura no município de Ponta Porã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), pela Lei Estadual nº 3686, de 13-05-1976, desmembrado do município de Ponta Porã.

Sede no povoado de Fronteira Rica.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Rio Verde do Sul para Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), alterado pela Lei Estadual nº 3.686, de 13-05-1976.

Fonte: www.aralmoreira.ms.gov.br/site/index.phppg=historia

DDD da Cidade Aral Moreira,MS

67

Como fazer uma ligação para a cidade de Aral Moreira:

0+Operadora+67+Telefone de destino

Como ligar para Aral Moreira pela

CTBC Telecom:012 + 67 + telefone
Vivo:015 + 67 + telefone
Aerotech:017 + 67 + telefone
Claro:021 + 67 + telefone
GVT:025 + 67 + telefone
Oi Telemar:031 + 67 + telefone
TIM:041 + 67 + telefone
Sercontel:043 + 67 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Aral Moreira-MS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Aral Moreira Mato Grosso do Sul o CEP geral é 79930000.

Prefeitura Municipal de Aral Moreira

Endereço: Rua Bento Marques, 795, Centro, Aral Moreira - MS, CEP: 79930000
Telefone / Fax: (67) 3488-1184
Prefeito: ALEXANDRINO ARÉVALO GARCIA do PR

Médicos no município de Aral Moreira - Mato Grosso do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde aral-moreirense.

Relação de Cartórios no município de Aral Moreira MS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Aral Moreira com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Aral Moreira Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Aral Moreira-MS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Aral Moreira

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Aral Moreira, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Aral Moreira

No momento não encontramos vagas de emprego em Aral Moreira / MS, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Aral Moreira

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Aral Moreira, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Aral Moreira do Estado de Mato Grosso do Sul

Condições de Tempo Hoje (23/05/2019), Aral Moreira - MS:

Chuva

Temperatura: 16º C
Humidade do Ar: 100%
Velocidade do Vento: 12 km/h

Previsão para os próximos dias:

24/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 16 Min: 10
25/05/2019 - Ensolarado. Max: 20 Min: 8
26/05/2019 - Ensolarado. Max: 24 Min: 13
27/05/2019 - Trovoadas. Max: 27 Min: 17
28/05/2019 - Trovoadas. Max: 24 Min: 17

Municípios vizinhos de Aral Moreira

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Aral Moreira-MS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Coronel Sapucaia - 38.6 km
Amambai - 45.7 km
Ponta Porã - 46.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Aral Moreira: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Aral Moreira através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-1
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-2
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-3
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-4
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-5
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-6
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-7
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-8
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-9
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-10
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-11
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-12
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-13
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-14
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-15
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-16
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-17
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-18
imagem de Aral Moreira Mato Grosso do Sul n-19

Você conhece Aral Moreira? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: