Início » Minas Gerais » Virgolândia


Virgolândia - Minas Gerais



Virgolândia faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.748 habitantes.

A historia de Virgolândia está diretamente ligada à de sua “brava gente”, que transformou o distrito de Ramalhete, que até então pertencia à Peçanha, em um próspero município.

Em 1872, chegaram as primeiras famílias; Andrade, Climério, Aguiar, Leite, Malta e Maya; e começaram a explorar as terras do então São Gonçalo do Ramalhete.

História da cidade de Virgolândia

De Minas Gerais novos lugarejos foram surgindo. Todos têm uma história quase semelhante, pois a vida dos mineiros sempre teve origem em torno de uma igrejinha construída em um terreno doado pelos benfeitores da região. Virgolândia também foi assim. Eis a sua história:

O seu nome foi Ramalhete, em virtude de existir por aqui muita vegetação tipo parasita, que enfeitava o Córrego do Palmital. Ramalhete teve como primeiros habitantes: Florêncio Malta e Vicente Bragança. Foi Florêncio Malta que doou o terreno para a construção do povoado.Depois vieram muitos outros: Sebastião Magela, construtor da primeira capela, Augusto Coelho, Dona Arlinda, José Leite, João Jorge, que foi o 1oº Juiz de Paz e Gino Leite. Logo esse povo sentiu a necessidade de uma escola para seus filhos. Surgiu então o primeiro professor, Joaquim Eleto, vindo de São João Evangelista, com sua esposa e conseguiu junto ao Prefeito de Peçanha, fundar a primeira escola cujo nome era "Escolas Reunidas São Gonçalo do Ramalhete".

Este povo, para sua sobrevivência, desenvolvia várias atividades agrícolas. Cultivavam milho, arroz, café, fumo, feijão, batatinha, cana de açúcar etc. Havia também a criação de suínos, aves e equinos. Tudo isso era exportado para as cidades vizinhas em grande escala pelos meios de transporte que haviam na região. Os tropeiros mais conhecidos na região eram: Chico Viana, Joaquim Vilela, José Baiano, que levavam os produtos daqui e traziam sal e querosene de fora. Ás vezes o carro de boi era utilizado para transportar madeiras, pois Ramalhete era uma região que produzia variadas madeiras de lei. As mulheres também não fugiam à regra. Usavam belas montarias, andavam nos ciliãoes, hoje bastante superados. A cerâmica também surgiu, havendo grande número de paneleiras, oleiros, sendo os principais: Maria Cândida, Florzinha, José Leite e Manoel Rosa. As baianas dedicavam-se à fabricação de rendas que eram vendidas em toda região.

Ramalhete também foi o foco de garimpeiros. A primeira lavra de ouro foi descoberta pelo Sr. Moisés, na região de Santa Cruz da Lapa, hoje terreno do Senhor Isnar de Matos.

As festas religiosas eram muito animadas. Destacava-se de modo especial a festa do Rosário, pela beleza e singeleza do rei, da rainha e de seus cavalheiros e de suas damas.

Com tudo isso surgiu, então, a necessidade de manter um intercâmbio entre as cidades vizinhas. Foi aí que apareceu o primeiro serviço dos Correios e Telégrafos.

Gentílico: virgolandense

Formação Administrativa

Ramalhete foi instalada a 28 de dezembro de 1948 e inaugurada cidade em 1oº de janeiro de 1949 com o nome de Virgolândia. Esse nome foi dado em homenagem à Virgem Maria. A palavra virgolândia quer dizer "terra da Virgem".

Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal de Virgolândia (MG)

Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Virgolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Virgolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: