Início » Minas Gerais » Varzelândia


Varzelândia - Minas Gerais



Varzelândia faz parte do estado de Minas Gerais. Em 2010 sua População cotada pelo IBGE foi de 19.116 habitantes, representando 0,1% da população do estado, No município 51,08% dos habitantes são homens e 48,91% dos habitantes são mulheres. Com área de 814,9km², representando 0,14% da área do estado, sua densidade demográfica é de 23,46 habitantes por km² e seu Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é de 0,631.

A povoação da região onde hoje se encontra Varzelândia está ligada a colonização do norte de Minas e ao Ciclo do Boi, quando os rebanhos vinham do norte do país pelo rio São Francisco abastecer as mineradoras.

Com esse processo surgiram várias fazendas, e Varzelândia - a cidade das várzeas - dai se originou. Dentre os seus fundadores, Melquiades Francisco Borges, Santos Gonçalves de Sousa, Bernardo Vermelho e João Borges Rego foram os principais. A origem do município está no distrito de São João da Ponte, do qual Varzelândia se emancipa em 3 de março de 1962.

História da cidade de Varzelândia

Nos idos dos anos 30, já no final da década chegaram a esta localidade, ainda tomada pela mata que escondia a beleza da formação varzeana, entre regos e vazantes, terra nova e promissora, algumas família vindas da região de Boa Vista que aqui fincaram residência, começando a construção do que mais tarde seria a cidade de Varzelândia.

Seus moradores foram crescendo, com a notícia de que aqui a cultura de algodão e feijão era propícia e lucrativa, quando na década de 50, já com aspectos de povoado, foi dado o nome de Várzea, no ano de 1955, com o trabalho dos moradores mais esclarecidos, dentro de uma luta política partidária, foi instalado o distrito, já co o nome de Varzelandia. Neste período a produção de algodão e criação de gado bovino expandiu, a sede do distrito cresceu, muitos tropeiros fincaram residência, o distrito já possuía características de cidade, e no ano de 1.962 o distrito foi elevado a situação de cidade, criando assim sua administração. A religião predominante é a católica Romana, sob os princípios da qual foram construídas as nossas crendices e cultura em geral, seu aniversário de instalação administrativa é 03 de março, sua festa tradicional é a Festa de Bom Jesus, comemorada nos dias 14 e 15 de agosto. Sua economia atualmente resume na agricultura e pecuária de corte. Estamos localizados na região Norte de Minas, distante 550 Kms da capital Belo Horizonte, ligados por estrada vicinal a 30 Kms de São João da Ponte, onde já existe estrada com pavimentação asfáltica. Três córregos cortam nosso município, desaguando no São Francisco(São Felipe) e no Rio Verde(Macaubas e Ribeirão Arapuim).

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: PAULO ILDÁCIO GONÁALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Varzelândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Varzelândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: