Tudo sobre Muzambinho Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Muzambinho

Coordenadas geográficas

O município de Muzambinho fica localizado na latitude -21.3692 e longitude -46.5213 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Muzambinho

Com um total de 409,948 km², Muzambinho de extensão territorial.

População de Muzambinho

De acordo com dados do IBGE, Muzambinho possui aproximadamente 20.594 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Muzambinho são chamados de muzambinhense.

Administração municipal

Prefeito atual:PAULO SERGIO MAGALHÃES.

História de Muzambinho, Minas Gerais

Ouvir com robot

Muzambinho é uma cidade localizada no estado de Minas Gerais, localizado na região sul de Minas Gerais. A sua população em 2004 era de 21.975 habitantes. A área é de 414,0km² e a densidade demográfica de 53,60 hab/km². Desde 10 de maio de 2010 é sede da Academia Sul Mineira de Letras.

Segundo a tradição, o nome da cidade se origina da palavra mocambo ou mocambinho, isto é, moradia utilizada pelos negros escravos fugitivos. A região teria sido habitada, antigamente, por negros que deram início ao povoado, desenvolvido graças à boa qualidade das terras para a agricultura. Com a formação do arraial, o povoado ficou conhecido pelo nome de "São José da Boa Vista", outra denominação "São José da Boa Vista do Cabo Verde".

História da cidade - Muzambinho

Antes da chegada dos portugueses, Muzambinho era habitada por índios, provavelmente. Já em 1762, às margens do córrego e ao longo de alguns caminhos abertos nas matas, ao norte de São Bartolomeu e ao sul de Jacuí, essas terras eram habitadas por negros, quilombolas e bandeirantes paulistas e portugueses que iam de Jacuí para Cabo Verde.

Nessa época, os portugueses já haviam migrado para Quilombo, local onde hoje se encontra Muzambinho, dando origem a muitas famílias. Com a chegada desses habitantes, veio a habilidade para tratar a terra, o cuidado com as criações, a tecelagem artesanal, a fabricação de queijo, a técnica para fabricar o açúcar, a rapadura, o fumo, o trabalho com o couro e madeira, a religião, o folclore e as crendices populares

Em 1764, o governador de Minas desceu para Cabo Verde e passou por Quilombo. Em 1765, um mapa organizado por ordem do governador da Capitania de Minas Gerais, Dom Luiz Diogo, mostrava Quilombo. E outro mapa, de 1767, mostrava Quilombo com dois outros núcleos, Dumbá, que significa leão em muitas línguas africanas, e Zumdu (ou Zõdu), hoje município de Jacuí.

Em 1852, o povoado já estava formado e, em 1866, passou a ser paróquia. Doze anos depois, era uma vila formando termo com as freguesias de Dores de Guaxupé, atual Guaxupé, e Santa Bárbara das Canoas, hoje Guaranésia

A história de Muzambinho também se associa à luta pela liberdade dos africanos, a maioria vindos de Angola e Moçambique. Na região houve grande incidência de africanos que fugiram das fazendas e se esconderam na região, principalmente, onde hoje é o bairro Brejo Alegre.

O nome Muzambinho vem da influência africana na formação do povoado e possui vários significados. Segundo a tradição, o nome da cidade se originou da palavra mocambo ou mocambinho, isto é, moradia utilizada pelos negros escravos fugitivos

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São José da Boa Vista, pela Lei provincial nº 1277, de 02-01- 1866, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Cabo Verde.

Elevado á categoria de vila com a denominação de Muzambinho, pela lei provincial nº 2500, de 12-11-1878, desmembrado do município de Cabo Verde. Sede na antiga freguesia de São José da Boa Vista. Constituído do distrito sede. Não temos a data de instalação.

Elevado á condição de cidade com a denominação de Muzambinho, pela lei provincial nº 2687, de 30-11-1880.

Pela lei municipal nº 146, de 27-09-1901, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de São Sebastião da Barra Mansa e anexado ao município de Muzambinho.

Pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, a vila de Muzambinho adquiriu do município de Cabo Verde o distrito de Monte Belo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Muzambinho, Barra Mansa (ex-São Sebastião da Barra Mansa) e Monte Belo.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Barra Mansa tomou a denominação de Juruaia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Muzambinho, Juruaia (ex-Barra Mansa) e Monte Belo.

Assim em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembra do município de Muzambinho o distrito de Monte Belo. Elevado á categoria de município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Muzambinho e Juruaia.

Pela lei nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município de Muzambinho o distrito de Juruaia. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São José da Boa Vista para Muzambinho, alterado pela lei provincial nº 2500, de 12-11-1878.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Autor do Histórico: JIOJI NISHIDA

DDD de Muzambinho, Minas Gerais

35

Como fazer uma ligação para Muzambinho:

0 + Operadora + 35 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 35 + telefone
  • Vivo: 015 + 35 + telefone
  • Aerotech: 017 + 35 + telefone
  • Claro: 021 + 35 + telefone
  • GVT: 025 + 35 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 35 + telefone
  • TIM: 041 + 35 + telefone
  • Sercontel: 043 + 35 + telefone

CEP de Muzambinho

O Código Postal (CEP) geral de Muzambinho, Minas Gerais, é 37890000.

Prefeito: PAULO SERGIO MAGALHÃES

Hospitais em Muzambinho - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde muzambinhense.

Cartórios na cidade de Muzambinho

Acesse a lista de Cartórios em Muzambinho. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Muzambinho Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Muzambinho - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas em Muzambinho

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Muzambinho. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Muzambinho

Laboratorista de Solos e Asfalto
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
InoveBen - Muzambinho - MG

Empresa no segmento da construção civil, Laboratorista de Solos e Asfalto para desempenhar as seguintes atividades: Atua no controle tecnológico de solos e pavimentação, executa ensaios de laboratório de solos como: compactação, CBR, limite...

Empreendedor(a) - Energia sustentável
Vaga de emprego cadastrada em 11/06/2024
Reverde - Muzambinho - MG

Seja um(a) Empreendedor(a) Reverde e atue no setor de energia solar oferecendo soluções de energia sustentável para comércios e residências locais. Remuneração inicial de até 10% do consumo médio de energia do consumidor conectado à Reverde...

Gerente Comercial/Trader(Soja e Milho) Sul de Minas Gerais
Vaga de emprego cadastrada em 28/04/2024
Michael Page - Muzambinho - MG

Sobre nosso cliente Grande Cooperativa Agrícola localizada no Sul de Minas Gerais Descrição Responsável Compra e Venda de Commodities Agrícolas( Soja e Milho) Atuação nas operações de Barter Estruturação da logística Garantir a li...

Gerente Comercial/Trader(Soja e Milho) Sul de Minas Gerais
Vaga de emprego cadastrada em 28/04/2024
Page Personnel - Muzambinho - MG

Sobre nosso cliente Grande Cooperativa Agrícola localizada no Sul de Minas Gerais Descrição Responsável Compra e Venda de Commodities Agrícolas( Soja e Milho) Atuação nas operações de Barter Estruturação da logística Garantir a li...

Mais vagas...


Notícias sobre Muzambinho

Confira as últimas notícias de hoje em Muzambinho.

Previsão do tempo na região muzambinhense

Veja a previsão do tempo em Muzambinho: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Muzambinho

Confira as cidades vizinhas de Muzambinho - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Muzambinho através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município muzambinhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/06/2024 - Muzambinho - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Profissional+de+M%C3%ADdia

Dia do Profissional de Mídia

Os Meios de Comunicação Social são todos os tipos de aparatos analógicos ou digitais utilizados ...

Saiba Mais
Dia+do+Imigrante

Dia do Imigrante

Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a i...

Saiba Mais
In%C3%ADcio+do+inverno

Início do inverno

O inverno (AO 1945: Inverno) é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temper...

Saiba Mais
Dia+do+Skate

Dia do Skate

Todo ano dia 21 de junho e comemorado Mundialmente o “Go skate Day”, Dia do skate. Data foi cria...

Saiba Mais
Dia+do+Aperto+de+M%C3%A3o

Dia do Aperto de Mão

O aperto de mão é, dependendo da cultura, um gesto social relevante que expressa um sentimento pos...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão.
(Zacarias 7:9)
Bíblia Online

 

Estados