Início » Minas Gerais » Mendes Pimentel


Mendes Pimentel - Minas Gerais



Mendes Pimentel faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.777 habitantes.

Mendes Pimentel, é uma cidade localizada na região leste de Minas Gerais; as principais atividades econômicas são a pecuária e agricultura.

O nome do município é uma homenagem a Francisco Mendes Pimentel (Rio de Janeiro, 1869) que foi o primeiro Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais.

História da cidade de Muito embora não sejam conhecidos todos os detalhes históricos da fundação do atual município de Mendes Pimentel, sabe-se que em 1930 já existia um pequeno povoado, formado por João Laurindo Ribeiro, aventureiro saído de Lajão, hoje município de Conselheiro Pena, a procura de terras para possear. Neste povoado, afirmam alguns, habitavam entre os colonos alguns índios da tribo Guarani, que com a morte de João Laurindo, em 1932, foram rapidamente extintos.

Com a morte de seu fundador, assassinado por sua esposa quando lavrava madeira para a construção da primeira capela, o povoado passa a ser conhecido pelo nome de Bom Jesus.

Pertencendo, desde a fundação ao município de Itambacuri, à 17 de dezembro de 1938 foi elevado a distrito pela Lei nº 148 e anexado ao município de Conselheiro Pena até 1943, quando pela Lei nº 1.058 de 31 de dezembro, passa a integrar o município de Mantena, com o nome de Bom Jesus de Mantena.

Com a criação do município de Mantena, pela mesma Lei que anexou o distrito de Bom Jesus de Mantena a este município, toda a região entrou em franco progresso e seu distrito não foi exceção. Localizada na região da antiga zona contestada nos limites dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais atraiu vários forasteiros, uns pela fertilidade do solo, outros pela publicidade que, em torno da região se fazia com a notícia de que, enquanto durasse a lide sobre o território contestado, os impostos não seriam pagos nem a um nem a outro dos estados. Com o progresso, o local ganhou importância suficiente para se elevar a município, o que se deu, pela Lei nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953.

Criado em 1953 e instalado aos 23 de agosto de 1954, o antigo distrito de Bom Jesus de Mantena passa a se chamar Mendes Pimentel, em homenagem ao advogado, organizador e 1º reitor da Universidade Federal da Minas Gerais, o Dr. Francisco Mendes Pimentel.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 17/12/1938, pela Lei nº 148, e o município em 12 de dezembro de 1953, pela Lei nº 1.039. Na ocasião era composto dos distritos de Mendes Pimentel, Central de Minas e pelo sub-distrito de São Félix. Atualmente, compõe-no de : Mendes Pimentel.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

O município de Mendes Pimentel está jurisdicionado à Comarca de Mantena, de 2ª Entrância desde a sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Entres as datas cívicas e religiosas, são comemoradas principalmente:

14 de setembro - Dia do Padroeiro "Senhor Bom Jesus" - Festa religiosa comemorada com Missa, Novena e Procissão;

8 a 12 de dezembro - Comemoração da Emancipação Política do Município com Festivais da Canção, Torneios e Bailes.

Principal Atração Turística:

Hidrelétrica desativada - Que atrai turistas pela sua área verde, pelas inúmeras quedas d′água e por uma belíssima piscina natural, localizada a 3 km da sede municipal.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mendes Pimentel: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mendes Pimentel? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Eustaquio  A Torres's avatarEustaquio A Torres

    Ola tudo bem com vocês .

    Aqui esta falando um filho desta terra que saiu dai com 17 nos e voltei uma só veis ,, sempre procurei conversar com qualquer pessoas dai eu gostaria de saber as noticias da cidade é as Pólitica . Eu moro em BRASILIA a mias de 40 nas sou trabalho no Sena e em breve estarei aposentado e vou ficar alguns meis

    ai .

    Obrigado por ter conversado com vocês , ate breve. me manda as noticia da cidade que eu amo .

    Torres

    #1 – 15/08/2016 - 18:09

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: