Tudo sobre Itabirinha Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Itabirinha

Coordenadas geográficas

O município de Itabirinha fica localizado na latitude -18.5712 e longitude -41.234 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Itabirinha

Com um total de 209,034 km², Itabirinha de extensão territorial.

População de Itabirinha

De acordo com dados do IBGE, Itabirinha possui aproximadamente 11.446 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itabirinha são chamados de itabirense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCAS COIMBRA DONADIA.

História de Itabirinha, Minas Gerais

Ouvir com robot

Itabirinha faz parte do estado de Minas Gerais.

Itabirinha é uma palavra híbrida, derivada do tupi-guarani itabira (pedra empinada) com o sufixo diminutivo português -inha.

A região onde está hoje o município tem suas origens históricas ligadas à colonização de Mantena. Originalmente antigo distrito de Itabirinha, criado a partir do distrito de Barra do Ariranha, em 1948, tornou-se município em 30 de dezembro de 1962, com território desmembrado de Mantena. Localizado em terras montanhosas na bacia do rio São Mateus, seu ponto mais elevado está a 1.751 metros de altitude na serra do Pitengo. A mesma lei que criou o município o elevou de vila à categoria de cidade, alterando a denominação para Itabirinha de Mantena. Em 1997 através de um plebiscito a cidade passou a se chamar somente Itabirinha. A atual cidade de Itabirinha de Mantena teve sua origem em doações de terras feitas por Manoela Gaspar, Antônio Valério e Antônio Godinho, em meados do ano de 1939, tidos como primeiros habitantes da região. No princípio formou-se um pequeno arraial que recebeu o nome de Povoado da Boneca, devido a uma elevação, com formas humanas que até hoje domina a visão dos seus habitantes. Em 1940, o arraial recebe a visita de Frei Inocêncio que celebra a primeira missa, debaixo de uma árvore, local em que em 1942, Joaquim Balbino da Silva constrói a primeira igreja. Nascida em território contestado, tinha como principal fonte de renda a extração de madeira, que era levada para Governador Valadares por uma estrada de difícil acesso, única ligação, na época, do arraial com a civilização. Devido a contestação do território, com a vantagem de não serem pagos impostos nem à Minas Gerais e nem ao Espírito Santo e a grande extensão de matas, o arraial ganha importância suficiente para ser elevado a distrito; o que acontece em 12 de dezembro de 1953 pela Lei nº 1.039. Com a criação do distrito, passa a se chamar Itabirinha de Mantena. O topônimo teve a sua origem tirada de uma palavra indígenaItabira, que se traduz por "Pedra Aguda", em homenagem a uma pedreira que domina todo o centro da cidade, e mais o nome do município ao qual ficou anexado, (Mantena). Pelo decreto de Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962 é desmembrado do município de Mantena e elevado a igual categoria. Pela Lei Estadual nº 13.823, de 11 de Janeiro de 2001, alterou o Topônimo do município de Itabirinha de Mantena que passou a denominar-se Itabirinha.

História da cidade de A atual cidade de Itabirinha de Mantena teve sua origem em doações de terras feitas por Manoela Gaspar, Antônio Valério e Antônio Godinho, em meados do ano de 1939, tidos como primeiros habitantes da região.

No princípio formou-se um pequeno arraial que recebeu o nome de Povoado da Boneca, devido a uma elevação, com formas humanas que até hoje domina a visão dos seus habitantes.

Em 1940, o arraial recebe a visita de Frei Inocêncio que celebra a primeira missa, debaixo de uma árvore, local em que em 1942, Joaquim Balbino da Silva constrói a primeira igreja.

Nascida em território contestado, tinha como principal fonte de renda a extração de madeira, que era levada para Governador Valadares por uma estrada de difícil acesso, única ligação, na época, do arraial com a civilização.

Devido a contestação do território, com a vantagem de não serem pagos impostos nem à Minas Gerais e nem ao Espírito Santo e a grande extensão de matas, o arraial ganha importância suficiente para ser elevado a distrito; o que acontece em 12 de dezembro de 1953 pela Lei nº 1.039.

Com a criação do distrito, passa a se chamar Itabirinha de Mantena. O topônimo teve a sua origem tirada de uma palavra indígena Itabira, que se traduz por "Pedra Aguda", em homenagem a uma pedreira que domina todo o centro da cidade, e mais o nome do município ao qual ficou anexado, (Mantena).

Pelo decreto de Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962 é desmembrado do município de Mantena e elevado a igual categoria.

Pela Lei Estadual nº 13.823, de 11 de Janeiro de 2001, alterou o Topônimo do município de Itabirinha de Mantena que passou a denominar-se Itabirinha.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 27/12/1948 pela Lei nº 336, e o município em 30 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764.

Na ocasião, era composto dos distritos de Itabirinha de Mantena. Atualmente, compõem-no os de: Itabirinha e Boa União de Itabirinha, criado pela Lei nº 8.285 de 08/10/1982.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

O município de Itabirinha está jurisdicionado à Comarca de Mantena, de 2ª Entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Entre as datas cívicas e religiosas, são comemoradas principalmente:

14 de setembro - Dia do Padroeiro "Senhor Bom Jesus" - Festa religiosa comemorada com Missa em ação de graças, Novena e Procissão;

8 de dezembro - Instalação do Município, comemorado com Baile.

Principais atrações turísticas:

Rodeios(sem data fixa) - Atrai pessoas da região, para participar com visão nos prêmios

Cachoeira do Teotônio - Atrai turistas da região, por causa de sua área verde e fica a uns 6 km da sede municipal;

Gruta dos Sete Salões - (principal atração turística), encontra-se na sede municipal.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

DDD de Itabirinha, Minas Gerais

33

Como fazer uma ligação para Itabirinha:

0 + Operadora + 33 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 33 + telefone
  • Vivo: 015 + 33 + telefone
  • Aerotech: 017 + 33 + telefone
  • Claro: 021 + 33 + telefone
  • GVT: 025 + 33 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 33 + telefone
  • TIM: 041 + 33 + telefone
  • Sercontel: 043 + 33 + telefone

CEP de Itabirinha

O Código Postal (CEP) geral de Itabirinha, Minas Gerais, é 35280000.

Prefeito: LUCAS COIMBRA DONADIA

Hospitais em Itabirinha - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itabirense.

Cartórios na cidade de Itabirinha

Acesse a lista de Cartórios em Itabirinha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itabirinha Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itabirinha - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas em Itabirinha

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Itabirinha. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Itabirinha

No momento não encontramos vagas de emprego em Itabirinha / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Itabirinha

Confira as últimas notícias de hoje em Itabirinha.

Previsão do tempo na região itabirense

Veja a previsão do tempo em Itabirinha: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Itabirinha

Confira as cidades vizinhas de Itabirinha - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Itabirinha através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município itabirense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Itabirinha - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados