Início » Minas Gerais » Lagamar


Lagamar - Minas Gerais



Lagamar faz parte do estado de Minas Gerais. Localizado na Mesorregião do Noroeste de Minas e na Microrregião de Paracatu. Sua população segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é de 4.598.856 habitantes.

Lagamar era uma região de peregrinação de romeiros. Diz-se que no lugar havia uma lagoa de água salobra, de onde vem o nome atual da cidade. Porfírio Rodrigues Rosa é tido como o fundador do município, emancipado pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.

Sua área é de 1.425km². A altitude da sede do Município é de 860m acima do nível do mar.

Lagamar

As primeiras notícias acerca das terras em que hoje se situa o Município de Lagamar, datam de 1931, quando Sebastião da Costa Mattos e a Dona Flausina Pacheco, proprietário de uma grande fazenda denominada ´Carrapato´ e adjacências que eram ocupados também pelas famílias Fernandes Caixêta e Costa Mattos.

Estas famílias exerceram papel importante como participantes do início da formação de uma comunidade, que mais tarde, no decorrer dos dias vinha-se tornar o Município de Lagamar.

A fazenda carrapato, que ficava às margens do córrego carrapato que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada dos boiadeiros e viajantes que ali se aportavam, por ser um lugar saudável, bonito e de terras produtivas, atraindo muita gente para a região, desejosos de adquirirem terras e fazerem parte daquela comunidade que aos poucos se aflorava..

Por volta de 1938, chegou à região o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com objetivo de abrir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao Município de Presidente Olegário à Vazante. A finalidade da estrada, era facilitar os romeiros, devotos de Nossa Senhora da Lapa, de Vazante, que era muito frequentada, mas com grandes dificuldades pela falta de estrada. Conta-se que seu plano era arrojado: Fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade mudou-se para as margens do córrego carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou abrindo estradas, construindo acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção dessas estradas.

Logo foi construída a primeira casa do povoado, residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. de 1938, pela lei nº 148, recebendo o nome de Lagamar.

A versão sobre a origem do nome do Município de Lagamar, diz que, neste local, havia uma pequena lagoa de água Salgada. Devido à mesma apresentar-se muito salobre (que contém sal) tendo as características das águas marinhas. Daí é que se deu o nome de Lagamar à antiga Fazenda Carrapato, desbrava pelo fundador do Município Sr. Porfírio Rodrigues Rosa.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lagamar, pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938, subordinado ao município ao município de Presidente Olegário.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Lagamar, figura no município de Presidente Olegário.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagamar, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Presidente Olegário.

Sede no antigo distrito de Lagamar. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Lagamar e São Brás de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.lagamar.mg.gov.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lagamar: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lagamar? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: