Início » Minas Gerais » Jampruca


Jampruca - Minas Gerais



Jampruca faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.710 habitantes.

Fundação: Em 1953, quando da construção da estrada Figueira a Teófilo Ottoni, muitos trabalhadores foram atraídos para a região, dentre eles o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho, que fixando residência no local, fez surgir o pequeno povoado de São Sebastião de Jampruca, nome da fazenda pertencente à família Dantas, no município de Araçuaí. Foi distrito de Campanário até 27 de abril de 1992, quando ganha autonomia política, graças ao empenho do senhor Mizael Cabral de Lira, sendo o primeiro prefeito do municipio e do saudoso deputado estadual José Laviola. Festas religiosas, como a tradicional festa do Sagrado Coração Jesus, que é realizada sempre em meados de junho e manifestações folclóricas animam a cultura local.Muitos são os destaques para se conhecer, como pôr exemplo a enorme força de vontade de crescimento dos jovens da cidade em diversas áreas,como esporte,formação pessoal, qualificação e empreendedorismo..As noticias de jampruca,são noticiadas no site da cidade www.jampruca.net A cidade também é um ponto de altíssimo combate político, conhecimentos informam que nas duas ultimas eleições, contradizendo com o poder publico.

A cachoeira do Tio Odoro, na fazenda Santa Julieta é o atrativo natural. A festa conhecida como "Festival da Linguiça" , atrai diversos turistas e antigos moradores de outros estados e até de países estrangeiros para prestigiar.

História da cidade de Jampruca

Em 1935, quando a estrada Figueira (atual Governador Valadares) até Teófilo Otoni estava em construção, o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho chegou à região para trabalhar na obra. Ficou entusiasmado com a fertilidade da terra e a beleza das matas, e fixou residência no local. Assim nasceu o povoado de São Sebastião do Jampruca, cujo nome foi uma alusão à fazenda onde Jorge Agostinho residiu, no município de Araçuaí. Com o tempo, o nome passou a ser Jampruca. Em 1939, Jorge Agostinho construiu uma Capela.

Gentílico: jampruquense

Formação administrativa

O povoado de Jampruca foi elevado à categoria de Distrito pela lei nº 2764 de30/12/1962, pertencente ao município de Campanário.

O distrito de Jampruca emancipou-se pela lei nº 10704, de 27/04/1992, tornando-se o município de Jampruca

O município de Jampruca é constituído por dois distritos: Jampruca (Sede) e São Sebastião do Barroso (ex-São Sebastião do Barreiro e ex-Limeira).

Fonte: IBGE; Secretaria da Cultura(MG); Assembléia Legislativa(MG)

Autor do Histórico: DENISE ARAúJO PERIM NEGRI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jampruca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jampruca? Então deixe seu comentário!


Comentários (3)

  1. Antonio Cabral Filho's avatarAntonio Cabral Filho

    Gostaria de saber sobre a Biblioteca de Jampruca, sobre sua patrona Bertine das Neves Lima e sobre a possibilidade de consulta às obras da mesma.

    #3 – 04/10/2016 - 13:58

  2. geraldoferreiradecastro's avatargeraldoferreiradecastro

    morei emjampruca de 1958 a 1961 foi muin tos momentos bons saudade um abraço geraldo

    #2 – 30/01/2016 - 18:47

  3. geraldoferreiradecastro's avatargeraldoferreiradecastro

    moreiemjamprucade 1958 a 1960 foimaravilhoso hoje sin saudade onde estive momentos muito felis

    um abraço de geraldo

    #1 – 30/01/2016 - 18:38

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: