Início » Minas Gerais » Guiricema

Município de Guiricema

Tudo sobre Guiricema - Estado de Minas Gerais


Guiricema é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 293,578 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 8.442 habitantes, quem nasce em Guiricema (gentilício) chama-se: guiricemense.
As coordenadas geográficas de Guiricema, Minas Gerais são: latitude: -21.0098 e longitude: -42.7207, atualmente a cidade é administrada por ARI LUCAS DE PAULA SANTOS do PSDB.

Avaliação geral do município: 3.8 / 5 para Guiricema por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Guiricema faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010, de acordo com o Censo realizado pelo IBGE, era de 8697 habitantes.

No início do século XIX, José de Lucas Pereira dos Santos, desbravador português, com título militar de Furriel, visitando essa região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal fertilidade do solo. Habitavam nessa região as tribos de índios coroados, coropós e pouris. Consta que Furriel José de Lucas foi catequizando os índios e ensinou-lhes as primeiras letras. Mais tarde, construiu uma capela que serviu de marco inicial do povoado, primeiramente chamado Bagres, em virtude da grande quantidade de peixe desa espécie que viviam nas águas do rio local. Em 1851, o povoado foi elevado a distrito com o mesmo nome, sendo emancipado administrativamente em 17 de dezembro de 1938, quando teve seu nome alterado para Guiricema, que é de origem indígena que significa:Guiri = bagres e cema = grande quantidade, ou seja, grande quantidade de bagres. Em 12 de fevereiro de 1939 foi empossado o primeiro Prefeito do Município de Guiricema, o Coronel Luiz Coltinho, passando a ser comemorado nesta data o dia do Município de Guiricema.

Guiricema tem se desenvolvido bastante. No aspecto cultural possui uma biblioteca pública municipal. Conta também com a Sociedade Musical Amantes da Lira. E no social temos dois clubes de lazer: Pais & Filhos e Indaiá Clube. Bares com apresentação de música ao vivo e diversos pontos turísticos entre eles Hotel Fazenda São Domingos e a Santa Montanha.

História da cidade de Os primeiros habitantes do atual território de Guiricema foram os índios Puris, que sofrendo oposição e ataques dos Croatos e Cropós, se dirigiram para as florestas do leste presidiense e se localizaram nas planícies e bacia do Rio Bagres.

Nos fins do século XVIII eram concedidas as primeiras cartas de sesmaria para a região dos Bagres, dando, assim, ao que se deduz, o início da ocupação e desbravamento do lugar.

Entretanto, a fundação de Guiricema verificou-se por volta de 1806, quando o furriel José Lucas Pereira dos Santos, português, transitando pela região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal a fertilidade da terra. Construiu uma grande fazenda. Outros foram se fixando por ali, alguns a convite do próprio furriel. Em 1825, sua esposa Tereza Maria de Jesus, adoeceu vindo a falecer no dia 24 de novembro do mesmo ano. Como o Rio Bagres não permitisse o transporte do corpo até o distrito do Presídio, atual Visconde do Rio Branco, devido as enchentes, enterrou-a do lado direito do Rio, em local próximo à sede da fazenda e, no mesmo dia, deliberou construir uma capela, com o fim de transladar os restos da esposa para dentro dela. Delimitou grande parte de suas terras que doou à santa e, que hoje, corresponde o atual perímetro urbano de Guiricema. Em 16 de setembro de 1836, foi obtida a competente autorização regencial, assinada pelo pe. Diogo Antonio Feijó, Regente do Império, para a construção da capela, consagrando Nossa Senhora da Encarnação como Padroeira, tudo conforme desejo do furriel José Lucas. Construída a Capela, por volta de 1838, o então povoado dos Bagres se desenvolveu, vindo a ser elevado a categoria de Paróquia pela lei nº 758, de 02 de maio de 1856, com o nome de Nossa Senhora da Encarnação dos Bagres.

O povoado, primitivamente chamado Bagres, em virtude da grande quantidade de peixes dessa espécie que viviam nas águas do Rio local, teve o topônimo alterado para Guiricema, pela Resolução nº 84, de 20 de novembro de 1895. O novo nome, em Tupi, significa "Grande quantidade de bagres".

O distrito foi criado com a denominação de Bagres, por efeito da Lei provincial nº 1899, datada de 19 de julho de 1872, tendo a Lei estadual nº 2 de 14 de setembro de 1891, confirmado sua criação.

Em virtude da resolução municipal nº 84, de 20 de novembro de 1895, foi-lhe dado o novo topônimo de Guiricema.

Por efeito do Decreto-Lei estadual nº 148. de 17 de dezembro de 1938, criou-se o município de Guiricema, constituido dos distritos de Guiricema e Tuiutinga, desmembrados do município de Visconde do Rio Branco. Guiricema perdeu parte do território do seu distrito-sede para formar, no mesmo município o distrito de Vilas Boas, passando assim, a ser constituido com 3 distritos: Guiricema, Tuiutinga e Vilas Boas.

O município de Guiricema encontra-se subordinado à comarca de Visconde do Rio Branco.

Adjetivo Pátrio: Guiricemense

O município está localizado na Mesorregião: Zona da Mata e na Microrregião: Ubá/MG. Com a área de 290km2, limita-se com os municípios de São Geraldo, Ervália, Miraí, Guidoval e Visconde do Rio Branco.

A altitude da sede municipal(Igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação) é de: 300 metros.

Fonte: Informações básicas(IBGE)

Autor do Histórico: JOSé ANTôNIO FELIPPE

DDD da Cidade Guiricema,MG

32

Como fazer uma ligação para a cidade de Guiricema:

0+Operadora+32+Telefone de destino

Como ligar para Guiricema pela

CTBC Telecom:012 + 32 + telefone
Vivo:015 + 32 + telefone
Aerotech:017 + 32 + telefone
Claro:021 + 32 + telefone
GVT:025 + 32 + telefone
Oi Telemar:031 + 32 + telefone
TIM:041 + 32 + telefone
Sercontel:043 + 32 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Guiricema-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Guiricema Minas Gerais o CEP geral é 36525000.

Prefeitura Municipal de Guiricema

Endereço: Pça. Cel. Luiz Coutinho, 35, Centro, Guiricema - MG, CEP: 36525000
Telefone / Fax: (32) 3553-1226/ 1172
Prefeito: ARI LUCAS DE PAULA SANTOS do PSDB

Médicos no município de Guiricema - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde guiricemense.

Relação de Cartórios no município de Guiricema MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Guiricema com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Guiricema Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Guiricema-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Guiricema

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Guiricema, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Guiricema

No momento não encontramos vagas de emprego em Guiricema / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Guiricema

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Guiricema, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Guiricema do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (18/06/2019), Guiricema - MG:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 24º C
Humidade do Ar: 51%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

19/06/2019 - Ensolarado. Max: 27 Min: 14
20/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 16
21/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 25 Min: 15
22/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 23 Min: 16
23/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 16

Municípios vizinhos de Guiricema

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Guiricema-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Visconde do Rio Branco - 11.9 km
São Geraldo - 15.2 km
Guidoval - 17.6 km
Coimbra - 19.2 km
Ervália - 20.0 km
Rosário da Limeira - 21.9 km
Miraí - 24.1 km
Ubá - 25.4 km
Cajuri - 25.5 km
Rodeiro - 25.8 km
Divinésia - 29.0 km
Paula Cândido - 30.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Guiricema: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Guiricema através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Guiricema Minas Gerais n-1
imagem de Guiricema Minas Gerais n-2
imagem de Guiricema Minas Gerais n-3
imagem de Guiricema Minas Gerais n-4
imagem de Guiricema Minas Gerais n-5
imagem de Guiricema Minas Gerais n-6
imagem de Guiricema Minas Gerais n-7
imagem de Guiricema Minas Gerais n-8
imagem de Guiricema Minas Gerais n-9
imagem de Guiricema Minas Gerais n-10
imagem de Guiricema Minas Gerais n-11
imagem de Guiricema Minas Gerais n-12
imagem de Guiricema Minas Gerais n-13
imagem de Guiricema Minas Gerais n-14
imagem de Guiricema Minas Gerais n-15
imagem de Guiricema Minas Gerais n-16
imagem de Guiricema Minas Gerais n-17
imagem de Guiricema Minas Gerais n-18
imagem de Guiricema Minas Gerais n-19

Você conhece Guiricema? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: