Início » Minas Gerais » Entre Folhas


Entre Folhas - Minas Gerais



Entre Folhas faz parte do estado de Minas Gerais.

Localizada nas proximidades do trajeto que seguia até Cuieté, conta-se que durante o pouso, à falta de água para as montarias e para o próprio uso, descobriu-se que os riachos que cortavam a região encontravam-se ocultos entre as folhas, obrigando os passantes a descobrir a águal escondida entre as folhas.

Pela lenda do Sargento Reis(consta de documentos escritos, que o Sargento Reis, embora se tenha registrado que se encontra sepultado no Cemitério de Cuieté, nunca tenha passado por Entre Folhas):

História da cidade de DADOS HistóricoS

A despeito do desmembramento recente do município, o distrito de Entre Folhas é bastante antigo, datando a sua criação do século passado.

Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região. Esta base deu origem a uma localidade hoje denominada de Quartel do Sacramento, no município de Bom Jesus do Galho.

Conta-se que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava o local de pouso dos viajantes coberto de folhas, fato somente percebido no instante em que sentiam necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.

Atribui-se a Porfírio Teixeira Maciel, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.

A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século XIX e início do século XX, com a transferência para a região de famílias importantes vindos da Zona da Mata, especialmente do Tocantins e das proximidades de Juiz de Fora.

O povoado foi durante muito tempo polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da recém construída Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola da região. Com o declínio, o povoado veio a se transformar em Distrito do município de Caratinga, criado no final do século..

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE FOLHAS

Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Entre Folhas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Entre Folhas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: