Início » Minas Gerais » Divinolândia de Minas


Divinolândia de Minas - Minas Gerais



Divinolândia de Minas faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 7.036 habitantes.

Arraial do Divino, freguesia de Patrocínio de Guanhães, marca a origem, em 1887, da cidade. A edificação pelos devotos moradores de uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Glória, logo nos primórdios, expressa a religiosidade de seus fundadores. Até hoje as festas religiosas são cultivadas.

O Município de Divinolândia é conhecido na região pelo Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, criado pelo padre Sebastião Socorro Costa, em 1980, então pároco da cidade. A festa é celebrada até hoje de 3 a 12 de outubro com grande participação de romeiros e romeiras que vêm de fora e dos moradores da cidade. Além do famoso Jubileu, Divinolândia de Minas tem Rodeios e Carnaval todos os anos.

História da cidade de Divinolândia de Minas

Divinolãndia de Minas era antigamente mata virgem. Vencendo obstáculos, enfrentando perigos, aqui chegaram os primeiros aventureiros: os Silvas, os Figueiredos e Manoel José. Hoje, grande parte dos habitantes do município pertence à estas tradicionais famílias.

Com a chegada dos primeiros moradores, iniciou-se o cultivo de vários produtos entre os quais se destacaram o café, o milho e a cana de açucar. Sentindo então a fertilidade do solo e a fácil aquisição dos mesmos, várias famílias foram ali se estabelecendo, dando origem ao arraial do Divino que logo se transformou em povoado, mais tarde em distrito e finalmente em município.

O nome do município, originou-se do culto ao Divino Espírito Santo, cuja imagem foi trazida pelos primeiros moradores que, construindo uma capela de pau a pique, no alto de uma colina, a fim de que pudessem celebrar os ofícios divinos, colocaram lá a imagem do santo, para onde se dirigiam todas as tardes.

Gentílico:

Formação Administrativa

Primeiramente, antes de ser elevado à categoria de distrito, Divino de Guanhães, como era conhecido naquela época, pertencia até então ao município de Guanhães. Por força da Lei n°. 843, de 07 de setembro de 1923, foi elevado à categoria de distrito, desmembrando do município de Guanhães e incorporando-se ao município de Virginópolis, passando a chamar-se Divino de Virginópolis.

O distrito foi elevado à categoria de município pela Lei n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1962, recebendo o topônimo definitivo de Divinolãndia de Minas.

Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal de Divinolândia de Minas

Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Divinolândia de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Divinolândia de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: