Início » Minas Gerais » Cristália


Cristália - Minas Gerais



Cristália faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.881 habitantes.

Cristália

A Grande região do nordeste Mineiro, em particular, a micro-região mineradora do jequitinhonha, onde se localiza o Município, teve nos destemidos bandeirantes seus audazes desbravadores e primeiros habitantes que, em busca de pedras preciosas, chegaram ao local, chefiados por Francisco Buzza Espinosa. Veio depois a Bandeira de Fernão Dias Paes Leme, em 1674, em busca de esmeraldas, assinalando-se a sua permanência em terras de Grão Mogol, pela fundação do arraial de Itacambira. Fundou-se, também, o núcleo de Cristália.

A ocupação do território de Cristália se deu, primeiramente pelos garimpeiros, atraídos pela notícia de que havia diamantes por aquela região. Exauridas as lavras, espalharam-se pelo interior do Município, adquirindo terras para o plantio de café e outras culturas, uma vez que o clima da região era propício. Definiu-se a formação do arraial, berço da futura cidade.

Supãoe-se que o topônimo Cristália esteja ligado às jazidas de cristal de rocha existente no Município.

Formação Adminstrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Extrema, pela Lei Provincial n°. 2691, de 30-11-1880, e por Lei Estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Grão Mogol.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora da Conceição da Extrema figura no município de Grão Mogol.

Pela Lei Estadual n°. 843, de 07-09-1923, o distrito de Nossa Senhora da Conceição da Extrema passou a denominar-se Cristália.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Cristália, figura no município de Grão Mogol.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cristália, pela Lei Estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Grão Mogol.

Sede no antigo distrito de Cristália. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963. o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Nossa Senhora da Conceição da Extrema para Cristália, alterado pela Lei Estadual n°. 843, de 07-09-1923.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cristália: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cristália? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: