Tudo sobre Conquista Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Conquista

Coordenadas geográficas

O município de Conquista fica localizado na latitude -19.9312 e longitude -47.5492 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Conquista

Com um total de 618,363 km², Conquista de extensão territorial.

População de Conquista

De acordo com dados do IBGE, Conquista possui aproximadamente 6.908 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Conquista são chamados de conquistense.

Administração municipal

Prefeito atual:VÉRA LÚCIA GUARDIEIRO.

História de Conquista, Minas Gerais

Ouvir com robot

Conquista faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de Uberaba. A população avaliada em 2010 era de 7500 habitantes. Após o censo do referido ano, verificou-se que o número total de habitantes da cidade é de 6.922 habitantes, incluídos os Distritos de Guaxima e Jubaí. A área é de 618,0km² e a densidade demográfica, de 9,09 hab/km².

O município de Conquista é essencialmente agrícola. Porém, diagnósticos, estudos e levantamentos apontam sua forte vocação para o Turismo, fator importante que, num furo bem próximo, será a redenção econômica e social com geração de emprego e renda aos seus munícipes.

Seus limites são Uberaba a noroeste e norte, Sacramento a leste e Rifaina e Igarapava (estes em São Paulo) a sul.

História da cidade de CONQUISTA MINAS GERAIS

Ao que tudo indica, a povoação do território do atual município, resultou da expedição que em 1803, partiu do povoado de desemboque em viagem de exploração pelo Triângulo Mineiro. O território explorado foi dividido em sesmarias, concedidas aos exploradores e aventureiros da expedição. Os primeiros a se fixarem no local, foi o Coronel Domingos Vilela de Andrade, fundador da "Fazenda da Conquista e Manuel Bernardes Nazianzeno da Silveira, cujas terras eram ponto de pouso para quem demandasse o porto de ponte Alta, onde se fazia o escoadouro dos sortimentos dos mascastes dos sertões de minas, Goiás e Mato Grosso. Por volta de 1888, o Coronel Francisco Meireles do Carmo se estabeleceu ali com um armazém, passando a fornecer artigos necessários às turmas que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Mogiana.

Muitos outros forasteiros vieram ter à região à cata de trabalho, quer na construção da ferrovia, quer na extração de látex de mangabeira. Pouco à pouco, desenvolveu-se o povoado.

O topônimo da cidade está ligado ao nome da primeira fazenda construída no local.

GENTíLICO: Conquistense

EVOLUçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado por Lei Municipal nº 7, de 23 de novembro de 1892 e por Lei Municipal nº 88, de 10 de setembro de 1901; Instalado em maio de 1906.

Vila criiada por Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911. Desmembrada do Município de Sacramento.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Conquista se compõe de 2 Distritos: Conquista e S. Francisco da Ponte Alta.

A vila de Conquista foi instalada em 1 de junho de 1912.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920,o Município de Conquista se compõe de 2 Distritos: Conquista e Jubaí (antigo S. Francisco da Ponte Alta).

Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Município de Conquista passou a abranger o novo Distrito de Guaxima, criado por esta lei com território desmembrado do Distrito de Conquista, do Município de Conquista.

Pela dita Lei 843, o Município de Conquista ficou composto de 3 Distritos: Conquista, Guaxima e Jubaí.

Conquista foi elevada à categoria de cidade por Lei Estadual nº 893, de 10 de setembro do ano de 1925.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Conquista permanece com 3 Distritos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, o Município de Conquista compreende um único termo judiciário da comarca de Conquista e se compõe dos mesmos Distritos citados na divisão de 1933.

No quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938 para 1939-1943, o Município de Conquista é composto dos Distritos de Guaxima e Jubaí

-e é termo único da comarca de Conquista.

Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Conquista ficou composto igualmente pelos seguintes distritos: Conquiista, Guaxima e Jundaí - e constitui o único termo judiciário da comarca de Conquista.

Permanece composto dos Distritos de Guaxima e Jubaí nos quadros fixados pelas Leis nº 336, de 27-XII -1948 e 1039, de 12-XII-1953, para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

DDD de Conquista, Minas Gerais

34

Como fazer uma ligação para Conquista:

0 + Operadora + 34 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 34 + telefone
  • Vivo: 015 + 34 + telefone
  • Aerotech: 017 + 34 + telefone
  • Claro: 021 + 34 + telefone
  • GVT: 025 + 34 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 34 + telefone
  • TIM: 041 + 34 + telefone
  • Sercontel: 043 + 34 + telefone

CEP de Conquista

O Código Postal (CEP) geral de Conquista, Minas Gerais, é 38195000.

Prefeito: VÉRA LÚCIA GUARDIEIRO

Hospitais em Conquista - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde conquistense.

Cartórios na cidade de Conquista

Acesse a lista de Cartórios em Conquista. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Conquista Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Conquista - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Previsão do tempo na região conquistense

Veja a previsão do tempo em Conquista: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Conquista

Confira as cidades vizinhas de Conquista - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Conquista através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município conquistense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 13/06/2024 - Conquista - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+de+Santo+Ant%C3%B4nio

Dia de Santo Antônio

Santo António de Lisboa, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média. Desenvolv...

Saiba Mais
Dia+do+Turista

Dia do Turista

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vin...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.
(Deuteronômio 31:6)
Bíblia Online

 

Estados