Início » Minas Gerais » Campo Azul


Campo Azul - Minas Gerais



Campo Azul faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.705 habitantes.

O ponto mais alto do município é de 600 metros, local: ponto central da cidade.

O povoado de Campo Azul foi fundado no ano de 1932 no dia 22 de março. Fundada Por Raimundo Jose De Almeida. O marco histórico desta fundação encontra-se registrado em uma cruz de madeira em frente a sua primeira capela. Seu primeiro nome, Estandarte, vem justamente desta cruz fincada em sua terra. Posteriormente, passou a se chamar Campo Belo, nome que resistiu alguns anos até surgir a reforma dos códigos postais dos correios. A partir de 1970 o povoado é elevado à categoria de distrito do município de Brasília de Minas recebendo assim o nome de Campo Azul, devido a existência de rochas desta cor em seu território. No ano de 1995 através de um plebiscito e de lei federal o distrito de Campo Azul foi elevado a categoria de município, sendo desmembrada suas terras do município de Brasília de Minas.

História da cidade de Campo Azul

Muito antes de ser a recém emancipada cidade de Campo Azul, a região já era habitada por alguns moradores, tais como o Sr. João Barbado e sua esposa, Sr. João Costa e Sra. Josina, Beto Costa e Preto Chagas, que foi o doador da terra para a construção da igrejinha de São Sebastião.

Em 1932, foi celebrada a primeira missa campal, pelo Padre Calado, que foi marcado como o local onde seria construída a primeira igrejinha. E surge Estandarte, com sua primeira habitação: uma barraca que posteriormente veio a ser a residência do Sr. José Oliveira de Almeida.

Em 1946, os moradores entram num consenso e decidem mudar o nome de Estandarte para Campo Belo. Surge neste lugar, um fazendeiro e político de grande nome, Cirilo Pereira da Fonseca, que construiu a primeira estrada que dava acesso à Brasília de Minas, e com isto trouxe um enorme progresso para a região.

A mudança do nome Campo Belo para Campo Azul se deu para descompatibilizar com uma cidade de mesmo nome localizada no Sul do Estado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo Azul, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Brasília de Minas.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Campo Azul, figura no município de Brasília de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município coma denominação de Campo Azul, pela Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Braísilia de Minas.

Sede no antigo distrito de Campo Azul.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Silva, Gloria Marly Pereira da. Estandarte a Campo Azul.

Autor do Histórico: PAULO ILDéCIO GONçALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campo Azul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campo Azul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: