Tudo sobre Além Paraíba Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Além Paraíba
Coordenadas geográficas
O município de Além Paraíba fica localizado na latitude -21.8797 e longitude -42.7176 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Além Paraíba
Com um total de 510,250 km², Além Paraíba de extensão territorial.
População de Além Paraíba
De acordo com dados do IBGE, Além Paraíba possui aproximadamente 35.321 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Além Paraíba são chamados de além-paraibano.
Administração municipal
Prefeito atual:MIGUEL BELMIRO DE SOUZA JUNIOR.
História de Além Paraíba - Minas Gerais
Além Paraíba é uma cidade do Interior de Minas Gerais do Estado de Minas Gerais. Localizado na região conhecida como Zona da Mata. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 34.341 habitantes. A distância a capital Belo Horizonte é de 380 km.
Coberta pela Mata Atlântica e habitada pelos índios Puris, a região, onde hoje se situa a cidade, era conhecida somente por tropeiros vindos da Côrte até fins do século XVIII. Com o descobrimento de minerais preciosos nas redondezas, intensificou-se a travessia do Rio Paraíba do Sul; por volta de 1784 às margens do mesmo rio, um cais de madeira foi denominado de Porto do Cunha. A então Vila, em 1880, foi transformada por lei no município que recebeu a denominação de São José de Além Paraíba e apenas em 1883 foi elevada a categoria de cidade. Em 1923 passou a ter o nome atual.
Dados do Censo - 2000
História da cidade de Além Paraíba
O TERRITÁRIO em que hoje se ergue o Município de Além Paraíba foi, primitivamente, habitado pelos índios Puris, Cropós e Croatos. A colonização foi dificultada pela extensa mata e por ter sido o terreno interdito à exploração - Áreas Proibidas - meio de coibir o contrabando de ouro das "minas gerais". Estas rotas eram usadas por contrabandistas para desviarem da fiscalização dos Registros Postos de arrecadação existentes na via oficial, o Caminho Novo (integrantes da Estrada Real), que passava a poucas léguas da região.
Algumas trilhas cruzavam os territórios atualmente ocupados pelos municípios de Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro , Estrela Dalva, Pirapetinga e Volta Grande. Entre os usuários destas variantes ilegais merece destaque Manoel Henriques cognominado o Mão de Luva - chefe de um grupo que garimpava ouro, sem a permissão da Coroa, nos vizinhos Sertãoes de Macacu das Áreas Proibidas, localizados na Serra Fluminense, à qual tinha acesso atravessando o então caudaloso Rio Paraíba.
Em 1784, o Governador de Minas, Dom Luiz da Cunha Menezes, mandou um Regimento para fazer um minucioso inventário geográfico da região, avaliando o potencial de minerais preciosos; os rios; as montanhas e caminhos existentes; o número de povoaçãoes e de habitantes; além de abrir novas estradas e criar Novos Registros, Rondas e Patrulhas, etc. O comandante da missão era o Sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho, tendo como responsável técnico o perito Alferes Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes. O Regimento construiu os Registros de Porto do Cunha, Louriçal e Ericeia, ao longo da estrada que construíram às margens do Rio Paraíba do Sul em direção ao Registro de Paraíbuna e ao Porto de Menezes localizados nas proximidades das atuais Matias Barbosa e Juiz de Fora. O nome Porto do Cunha foi uma homenagem do Sargento-mor ao Governador mineiro. Este porto deu origem a um dos núcleos que formaria a cidade de São José d!Além Parahyba.
As correntes migratórias, provocadas pelo fim do Ciclo do Ouro, em meados do século XIX, visavam a exploração da lavoura e ao estabelecimento de relaçãoes comerciais entre o interior e os núcleos urbanos mais próximos ao litoral.
Porto do Cunha, hoje centro comercial da cidade, constituía ponto básico para o transporte de pessoas e mercadorias entre as margens mineira e fluminense do rio Paraíba do Sul.
Por volta de 1818, instalou-se em Porto Novo do Cunha o padre Miguel Antônio de Paiva, construindo a primeira capela, onde se formou o núcleo de habitaçãoes que viria a constituir a Cidade de Além Paraiba.
A chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil e a da Estrada de Ferro Leopoldina deram novo impulso ao núcleo, criando empregos e intensificando as relaçãoes comerciais.
Em 1890, a linha de bondes, unindo Porto Novo a São José e servindo, também, a Vila Laroca ( ex-Limoeiro), colocou Além Paraiba entre as primeiras cidades brasileiras a utilizar esse meio de transporte.
A partir do início do século XX, a economia municipal apoiou-se, cada vez mais, no desenvolvimento da indústria, o que contribuiu para ampliar o comércio local.
Gentílico: além-paraibano
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de São José do Além Paraíba, pelo decreto de 14-07-1832 e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São José d′Além Paraíba, pela lei provincial n°. 2.678, de 30-11-1880, desmembradas dos municípios de Mar de Espanha e Leopoldina. Constituído de 2 distritos: São José d`Além Paraíba e Pirapetinga, desmembrado de Leopoldina. Instalada em 22-01-1882.
Pelo decreto lei provincial n°. 2988, de 14-10-1882 3 3387, de 10-07-1886 e pela lei estadual n°. 2 , de 14-09-1891, é criado o distrito de São Sebastião da Estrela (ex-São Sebastião do Maia) e anexado a vila de São José d`Além Paraíba.
Elevado à condição de cidade com a denominação de São José do Além Paraíba, pela lei provincial n°. 3.100, de 28-09-1883.
Pela lei provincial n°. 3230, de 19-10-1883, e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, São José d`Além Paraíba adquiriu do município de Leopoldina o distrito de Angustura (ex-Madre de Deus do Angu) teve sua denominação alterada, pela esta mesma lei supracitada.
Pelo decreto estadual n°. 55, de 06-05-1890, e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Espírito Santo da Água Limpa e anexado ao município de São José do Além Paraíba.
Pelo decreto estadual 177, de 30-08-1890, e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de São Luís e anexado ao município de São José d`Além Paraíba.
Pelo decreto estadual n°. 404, de 05-03-1891, e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Volta Grande e anexado ao município de São José do Além Paraíba.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 7 distritos: São José d′Além Paraíba, Água Limpa (ex-Espírito Santo da Água Limpa), Angustura ex-Madre de Deus do Angu, Pirapetinga, São Luís, São Sebastião da Estrela e Volta Grande.
Pela lei estadual n°. 843, de 07-09-1923, o município de São José do Além Paraíba passou a chamar-se Além Paraíba o distrito de Água Limpa a denominar-se Água Viva, Pirapetinga tomou a denominação de Santana de Pirapetinga
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município já denominado Além Paraíba e constituído de 7 distritos: Além Paraíba, Água Viva (ex-Água Limpa) Angustura, Santana do Pirapetinga (ex-Pirapetinga), São Luís, São Sebastião da Estrela e Volta Grande.
Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 .
Pelo decreto-lei n°. 148, de 17-12-1938, desmembra do município de Além Paraíba os distritos de Santana de Pirapetinga. Elevado à categoria de município com a denominação de Santana. Pela mesma lei supracitada, desmembra do município de Além Paraíba os distritos Volta Grande, Água Viva, Estrela ex-São Sebastião da Estrela e São Luís, para formar o novo município de Volta Grande. E, ainda Além Paraíba adquiriu do município de Mar de Espanha o distrito de Aventureiro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Além Paraíba, Angustura e Aventureiro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Além Paraíba o distrito de Aventureiro. Elevado à categoria de município coma denominação de Santo Antônio do Aventureiro.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, município é constituído de 2 distritos: Além Paraíba e Angustura.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica municipal
São José d`Além Paraíba para simplesmente Além Paraíba alterado, pela lei estadual n°. 843, de 07-09-1923.
Fonte: IBGE
DDD de Além Paraíba, Minas Gerais
32
Como fazer uma ligação para Além Paraíba:
0 + Operadora + 32 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 32 + telefone
- Vivo: 015 + 32 + telefone
- Aerotech: 017 + 32 + telefone
- Claro: 021 + 32 + telefone
- GVT: 025 + 32 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 32 + telefone
- TIM: 041 + 32 + telefone
- Sercontel: 043 + 32 + telefone
CEP de Além Paraíba
Prefeitura Municipal de Além ParaíbaEndereço: Pça. Cel. Breves, 151, São José, Além Paraíba - MG, CEP: 36660000
Telefone / Fax:(32) 3462-6733 (32) 3462-6733
Prefeito: MIGUEL BELMIRO DE SOUZA JUNIOR
Hospitais em Além Paraíba - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde além-paraibano.
Cartórios na cidade de Além Paraíba
Acesse a lista de Cartórios em Além Paraíba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Além Paraíba Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Além Paraíba - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Além Paraíba
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Além Paraíba. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Além Paraíba
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Além Paraíba.
Municípios nas proximidades de Além Paraíba
Confira as cidades vizinhas de Além Paraíba - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online