Início » Maranhão » Gonçalves Dias


Gonçalves Dias - Maranhão



Gonçalves Dias faz parte do estado do Maranhão. Encontra-se na Microrregião de Presidente Dutra, Mesorregião do Centro Maranhense. O município tem 17.485 habitantes (2010) (8.676 homens e 8.809 mulheres). Desse total, 7.778 pessoas vivem na área urbana e 9.707 na zona rural (Censo 2010 do IBGE);e com 875,97km². Foi criado em 1958.

O município de Gonçalves Dias está localizado na região dos cocais, a 340km de São Luis. O município de Gonçalves Dias possui 112 povoados, 2 bairros e 1 vila. É banhado pelo rio Codozinho (periódico) e possui cerca de 20 açudes municipais. As cidades mais próximas são Dom Pedro, Governador Acher, Governador Eugenio Barros e Presidente Dutra. O único meio de transporte para se chegar até o município é rodoviário e o acesso é feito pela BR 135 e MA 256, que se se encontra asfaltada em condições regulares.

O território do município é rico em palmeiras de coco babaçu. Além de embelezar o horizonte do município, o babaçu é fonte de sobrevivência de grande parte da população rural.

História da cidade de Gonçalves Dias Maranhão - MA

Tendo escapado de um massacre no povoado Mata Velha, hoje município de Dom Pedro, Luís de Sena Leal, conhecido com Luís Cantuário, temendo novos problemas, mudou-se para o lugar o Cupins, no município de Caxias. Dali, acompanhado pelos amigos Raimundo Pedrosa, Raimundo Almiro, Pedro Pedrosa e Antônio Pedrosa partiu, em 1922, para desbravar a região, que hoje forma a Cidade.

O primeiro nome da povoação foi Centro dos Pedrosas, e Antônio Pedrosa, homenagem aos membros da família que o ajudaram a fundar o povoado.

Além de se constituir em centro de produção, desenvolveu-se o comércio, destacando-se como pioneiros entre outros, Bento Chaves, Mariano Costa, Antônio Coimbra Sobrinho e Prudência Alves Feitosa.

Com o crescente progresso do lugarejo, surgiu o primeiro Cartório Distrital, em 1946. A partir de 1950, iniciava-se o movimento em prol da emancipação do lugar, o que só foi conseguido oito anos mais tarde.

Gentílico: gonçalvino

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município com a denominação de Gonçalves Dias, pela lei estadual nº 1715, de 31-12-1958, desmembrado de Caxias. Sede no atual distrito de Gonçalves Dias ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Gonçalves Dias: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Gonçalves Dias? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: