Início » Maranhão » Dom Pedro


Dom Pedro - Maranhão



Dom Pedro faz parte do estado do Maranhão. Sua população é de 22.673 habitantes (Censo 2010). Dom Pedro é um dos municípios abrangidos pela pesquisa sísmica realizado pela OGX em busca de gás natural.

Até o ano de 1915 o conjunto de terras que hoje constitui o município de Dom Pedro era apenas uma área isolada, inculta e quase desabitada de Codó. Conhecido primitivamente como Mata de Nascimento, denominação inspirada na natureza da região e na figura de seu primeiro povoador, o lavrador Manoel Nascimento, seu primeiro habitante que ali chegou por volta de 1915, Dom Pedro tornou-se município pela Lei Nº 815, de 9 de dezembro de 1952.

O desbravamento da região, entretanto, somente se deu com a chegada, em 1917, de Manoel Bernadino de Oliveira, que atraiu para o local inúmeros aventureiros, sobre os quais soube manter consolidada liderança. Em 1922 registrou-se no povoado um fato lamentável, quando inúmeros lavradores foram fuzilados pela força volante comandada pelo tenente Henrique Dias, sob a alegação de que precisavam de um "corretivo", já que haviam insurgido contra as deliberações tomadas pela administração municipal de Codó, em cujo território estava inclusa a povoação. Passou o povoado à categoria de vila em 1931, sob a denominação de Vila Pedro II, nome mudado em 1943 para Dom Pedro, em razão de já existir no Piauí uma cidade de idêntica denominação. A Lei nº 815, de 9 de dezembro de 1952, criou finalmente o município de Dom Pedro, desmembrado de Codó, cuja instalação oficial se deu em 1 de janeiro de 1953.

História da cidade de Dom Pedro Maranhão - MA

O município originou-se do povoado Mata do Nascimento, nome dado em homenagem ao primeiro habitante, Manoel Nascimento, que ali chegou, poro volta de 1915.

Entretanto, o desbravamento da região foi iniciado em 1917, com a chegada de Manoel Bernardino de Oliveira, que atraiu para o local, inúmeros aventureiros.

O povoado adquiriu categoria de Vila, com a denominação de Pedro II, em 1931, passando a chamar-se Dom Pedro, em 1943, por já existir no Estado do Piauí, uma Cidade com idêntica denominação.

A criação do município de Dom Pedro, desmembrado de Codó, deu-se em 1952, e sua instalação ocorreu em 1953.

Gentílico: dom-pedrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Dom Pedro, pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-091943, subordinado ao município de Codó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Dom Pedro figura no município de Codó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dom Pedro, pela lei estadual nº 815, de 09-12-1952, desmembrado de Codó. Sede no antigo distrito de Dom Pedro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dom Pedro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dom Pedro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: