Início » Goiás » Vianópolis


Vianópolis - Goiás



Vianópolis faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 12.446 habitantes.

O município de Vianópolis teve início em terras da antiga Fazenda Tavares, em conseqüência da Estrada de Ferro Goiás. Quando, em 1924, o Diretor da Estrada marcou o lugar para ser construída a Estação, Felismino de Souza Viana adquiriu parte da fazenda e deu início à povoação denominada Vianópolis, em sua homenagem. Com a inauguração, em 1926, da rede de energia elétrica, de propriedade do fundador Levy Fróes, a localidade se desenvolveu, inclusive, no setor comercial, gerando rivalidade com Bonfim, hoje Silvânia, território em que se localizava.

História da cidade de Vianópolis

Vianópolis surgiu através de matas desbravadas e pontes erguidas, do progresso na absorção da mão-de-obra, colocando cuidadosamente sob os trilhos de aços as locomotivas na chegada da estrada de ferro em Goiás. Mas antes de se tornar município, a região ficou conhecida como "Pouso do Carreiro", por ser o ponto de parada dos boiadeiros e tropeiros. Era também chamada de "Cabeceira da Vereda", devido ao córrego do mesmo nome. Mais tarde, o lugar passou a ser chamado de "Estação Tavares", que recebeu essa denominação em homenagem à família Tavares, que na época era dona das terras onde começou a cidade. Foi aí que o coronel Felismino de Souza Viana logo adquiriu dois alqueires da área e deu início à formação da cidade.

Daí o nome Vianópolis, em homenagem ao fundador. Devido ao grande número populacional da época, no dia 15 de maio de 1927 a cidade foi elevada a Distrito de Bonfim. Mas a população não estava satisfeita e, em 19 de agosto de 1948, pela Lei nº 115, foi criado o município de Vianópolis, durante o governo de Jerônimo Coimbra Bueno. Atualmente, a cidade se destaca na agropecuária, pelas grandes plantações de soja e milho, e pela pecuária de leite, como maior destaque os pequenos produtores.

Gentílico: vianopolino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vianópolis, pela lei municipal nº 121, de 16-05-1927, subordinado ao município de Bonfim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Vianópolis, figura no município de Bonfim.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o município de Bonfim passou a denominarse Silvânia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Vianópolis, figura no município de Silvânia ex-Bonfim.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vianópolis, pela lei estadual nº 115, de 19-08-1948, desmembrado de Silvânia. Sede no antigo distrito de Vianópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 7174, de 05-11-1968, é criado o distrito de Caraíba e anexado ao município de Vianópolis.

Pela lei complementar nº 46, de 07-02-1969, é extinto o distrito de Caraíba.

Pela lei estadual nº 8111, de 14-05-1976, é criado novamente o distrito de Caraíba e anexado ao município de Vianópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Vianópolis e Caraiba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vianópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vianópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: