Início » Goiás » Santa Tereza de Goiás


Santa Tereza de Goiás - Goiás



Santa Tereza de Goiás faz parte do estado de Goiás.

Tem como ponto turístico o Riacho Doce que se localiza as margens do rio Santa Tereza, sendo próximo a cidade, aproximadamente 4km, tendo como proprietário o Sr. José Carlos Severino. Sua temporada começa na segunda quinzena de maio estendendo-se até o final de setembro, com um elevado número de turistas para apreciar suas belezas naturais.

Sua população estimada em 2010 foi de 3.995 habitantes. [A população de Santa Tereza de Goiás, devido o êxodo urbano que vem acontecendo, da mesma para os assentamentos agrários tem decrescido, nestes últimos anos.Segundo fontes do IBGE, em 1991 a população era de 5.102 hab,em 1996 de 5.104; 2000 de 4.697; 2007 de 4.145. Sua área é de 794,55km², seu bioma é o cerrado. Os casamentos oficializados em 2007 foram de 25 casamentos, divórcios 0, separação0. A frota do município conta com 310 automóveis;29 caminhões; 02 tratores; 83 caminhonetes; 286 motocicletas; 52 motonetas; 03 ônibus; e os tratores não foram cadastrados.]]

História da cidade de Santa Tereza de Goiás

Localizada as margens da BR 153, a fundação de Santa Tereza de Goiás teve sua origem na implantação de referida Rodovia. O povoamento surgiu com a construção de ranchos pelos colonos que deixavam as cidades de Trombas e Formoso, enquanto esperavam um meio de condução para outros lugares. Em 1954 já existia no local um aglomerado de ranchos com a denominação do entroncamento de Formoso.

O local servia de ponto de pouso para posseiros que demandavam paragens a procura de terras devolutas do Estado.

Dr. Belarmino Cruvinel e Dona Júlia Rodrigues de Moura, são os fundadores oficiais da atual cidade de Santa Tereza de Goiás, pois construíram as primeiras residências no local.

Gentílico: santerezino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Tereza, ex-povoado, pela lei municipal nº 52, de 20-02-1958, subordinado ao município de Porangatu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Porangatu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Tereza de Goiás, pela lei estadual nº 4896, de 13-11-1963, desmembrado de Porangatu. Sede no atual distrito de Santa Tereza de Goiás ex-povoado Santa Tereza. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Tereza de Goiás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Tereza de Goiás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: