Início » Goiás » Sanclerlândia


Sanclerlândia - Goiás



Sanclerlândia faz parte do estado de Goiás.

1 – Histórico:

Sanclerlândia é uma das cidades que pode contar com um livro a seu respeito, o que assegura a preservação de sua história. Poucos se dão conta da importância desse fato. O livro em questão - Clara Luz, a História de Sanclerlândia - é de autoria de um filho da terra, Celso Moraes de Faria, nascido no final da década de 60. Boa parte dos dados a seguir são tirados desse livro, de edição única do ano de 1993. Sanclerlândia nasceu de um povoado chamado Cruzeiro, formado em 1943, como local onde os fiéis se encontravam para rezar o terço. O primeiro morador desse povoado, Saint Clair Rodrigues de Mendonça (comerciante), morreu em 1958. Em homenagem a ele, o povoado passou a se chamar Sanclerlândia, que, em 5 de janeiro de 1964, emancipou-se de Mossâmedes. As pessoas naturais de Sanclerlândia são chamados de Sanclerlândenses. Segundo um de seus descendentes, Célio Mendonça, o nome Sanclerlândia se deve ao fato de seu fundador se chamar Saint Clair, nome francês, como o pessoal local tinha dificuldade em falar, - "Saint Clair" apelidou o Sr Saint Clair de Sanclerin, passando assim a se chamado, sanclerin erá comerciante local. Logo foi colocado uma Cruz ali perto, dando nome ao povoado, de Cruzeiro, ficando mais tarde denominado povoado de Cruzeiro, hoje é a praça hermogenes Coelho, com o tempo a tradição da festa de São Sebastião, o povoado aumentou de tamanho, foi ganhando personalidades políticas, Sr Onesimo, Olivio Mendonça o próprio Sanclerin, entre outros, o povoado foi ganhando expressividades políticas, logo teve o primeiro vereador. e em 1964 foi emancipado. Hoje Sanclerlândia vem se desenvolvendo a cada dia, e se tornando um lugar melhor para se viver.

História da cidade de Sanclerlândia

Cruzeiro foi o primeiro nome da hoje Sanclerlândia, cidade assim denominada em homenagem ao seu fundador Saint Clair Rodrigues de Mendonça. O povoado do Cruzeiro recebeu esse nome em referência à cruz que existia na estrada boiadeira que passava pela região. Os pioneiros foram Oscar Rodrigues da Silva, Nicomedes Alves de Paula, a família Gomes, os Nunes, os Bentos, os Sabinos e os Mesquitas.

O município foi fundado em três de julho de 1910 e emancipado em 2 de dezembro de 1963, sendo que a emancipação é comemorada em 5 de janeiro. Saint Clair morreu em 1958 num acidente de caminhão, ele estava cotado para ser o primeiro prefeito do município, que então o homenageou colocando seu nome que foi vertido para Sancler.

Como na origem léxica do nome ao ser vertido, San significa sol, Clair significa claro e Land, terra, originou aí Sanclerlândia ou Terra da Santa Luz, ou ainda, Terra do Sol Claro, Terra do Sol Brilhante, Terra da Santa Claridade, enfim, dando àquela região o verdadeiro adjetivo de luminosidade que ela tem.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Sanclerlândia, pela lei estadual nº 4897, de 13-11-1963, desmembrado de Mossâmedes. Sede no atual distrito de Sanclerlândia ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Sanclerlândia e Aparecida. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Sanclerlândia e Aparecida.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte:

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sanclerlândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sanclerlândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: