Início » Goiás » Novo Brasil


Novo Brasil - Goiás



Novo Brasil é uma cidade, que nem bandeira tem, do estado de Goiás, fundado por paranaenses, que vieram para o centro do pais em busca de uma vida melhor e na intenção de povoar o centro-oeste brasileiro, formando assim um povoado, que depois veio a ser emancipado em 9 de dezembro de 1958, seus santos padroeiros são Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião comemorado sempre nos mês de outubro e julho, respectivamente, com grandes festas populares. A população avaliada em 2000 era de 4181 habitantes.Novo Brasil é habitado por uma população receptiva e acolhedora, que tem suas principais raízes e costumes na religião.

Tipo de Renda Uma das principais fontes de renda é a agropecuária e a agricultura familiar. Porém a partir do ano de 2009 Novo Brasil se viu em uma crescente, devido a inauguração de confecções que trouxeram uma grande fonte de renda para a cidade hoje conta com mais de 10 confecções e emprega a população até então carente de empregos e oportunidades e divulga o nome da cidade.

Festas tradicionais

História da cidade de Novo Brasil

O povoamento desta região iniciou-se nos fins de 1949, por um grupo de paranaenses que, atraídos pela fertilidade do solo, radicaram-se nas terras situadas entre os ribeirões Bocaina e Carapuça.

Inicialmente, deram grande impulso às atividades agrícolas, influenciando a vinda de numerosas famílias de lavradores e comerciantes, dando forma urbana ao povoado.

Seus primeiros moradores foram Acilino Mourão, Degir Miranda, José Marcola e Adão Vieira, cujas casas eram de pau-a-pique, passando a construções mais sólidas a partir de 1953, ano que assinalou sua fase de grande prosperidade, já com a denominação de Novo Brasil, lembrando uma nova era para a região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Novo Brasil ex-povoado, pela lei municipal s/nº, de 10-11-1958, subordinado ao município de Fazenda Nova.

Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Brasil, pela lei estadual nº 2345, de 09-12-1958, desmembrado de Fazenda Nova. Sede no atual distrito de Novo Brasil ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte:

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Novo Brasil: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Novo Brasil? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: