Início » Goiás » Hidrolina


Hidrolina - Goiás



Hidrolina faz parte do estado de Goiás. Localizado na região do Vale do São Patrício, sua população estimada segundo o IBGE em 2007 era de 4.157 habitantes.

Hidrolina começou em 1950 com a doação de terras para a Igreja Católica por dois fazendeiros locais, sendo eles Graciano Gonçalves Guimarães (Barroso) e Antônio Pereira Silva. A capela foi construída em homenagem a Santo Antônio Maria Claret e logo casas foram edificadas ao redor. O primeiro nome foi "Lobeira" devido à existência dessa árvore na região, por isso também é conhecida pela alcunha (apelido) "Lobeira". Em 1958 foi elevado a distrito e mudou o nome para Hidrolina, por causa da presença de muitos córregos. No mesmo ano, tornou-se um município. Está localizada na mesorregião conhecida como centro goiano, tendo sido elevada à condição de cidade em 14 de novembro de 1958.

A Economia Hidrolinense é representada basicamente pela pecuária, no meio rural, e pelo pólo têxtil de confecções da cidade.

História da cidade de Hidrolina

A fundação do povoado de Hidrolina se deu quase todos os núcleos de povoado do interior.Os Senhores Antônio Pereira da Silva e Graciano Gonçalves Guimarães.

Construiram uma Capela em louvor a Santo Antônio Maria Claret, nas proximidades do local onde seria a zona urbana da atual cidade, e doram uma gleba de terra a Igreja Católica para formação do patrimônio municipal.

Dada a fertilidade das terras para o cultivo das pastagens para o gado a recem-formada povoação foi progredindo naturalmente, podendo assim, pleitear a sua emancipação distrital e que a Câmara Municipal de Pilar de Goiás lhe concedeu, pela Lei nº 29, de 26 de Junho de 1958, quando passou a se denominar Hidrolina. No início a localidade era conhecida pelo nome de Lombeira, em virtude de ser abundante na região uma árvore conhecida por esse nome.

A denominação nova de Hidrolina, se deve ao fato de ter o município muitos cursos dágua.

Ainda em 1958 o Distrito de Hidrolina, passou a categoria de município, por força da Lei Estadual nº 2131, de 14 de Novembro.

Getílico - Hidrolinense.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ECINVAL NUNES DA FONSECA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Hidrolina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Hidrolina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: